terça-feira, 28 de outubro de 2014

A nossa música nunca mais tocou


Se uma palavra mal dada ou mal colocada já tem o poder de destruir um relacionamento, o que dizer de uma música. Letra e melodias postas sobre um casal ou sobre o ser apaixonado.

Música une as pessoas e em tempos de redes sociais pode muito bem servir para quase tudo na relação de um casal. Principalmente indiretas.

Independente de um casal ou não entre um grupo de amigos ou até entre uma dupla de amigos, digo homem e homem, mulher e mulher ou a amizade tão contestada entre um homem e uma mulher.

Não sei se por gostar tanto de escutar música eu sempre vejo uma trilha sonora para relação entre pessoas, fora o fato de isso ser meio que assunto recorrente dos tempos de colégio ou você sair para a balada hoje em dia e notar que alguém que você conheça se identifica com a música.

Sempre me recordo de uma pessoa com essa música. Lembrança boa ou ruim ela está lá envolvendo ou dilacerando corações.

Percebi também que a música não precisa necessariamente ter na letra algo que represente as pessoas envolvidas.

Lembro de um grupo de amigas do meu colégio, garotas de boa família, bonitas e em sua maioria ricas e loiras.

Agora imagine essas mesmas garotas cantando em uníssono a música "Put your records on" da Corinne Bailey Rae, até aí tudo legal, a música marcou e junto com Lady Marmelade do filme Moulin Rouge que as garotas insistiam em tentar cantar já que o inglês delas era de ruim para péssimo.

Mas para você que não conhece a letra da música há um trecho que diz (traduzindo) " Azul como o céu, bronzeada e sozinha/ Bebendo chá no bar ao lado da estrada (apenas relaxe, apenas relaxe) Não deixe aqueles garotos te fazerem de boba/ Vá e ame aquele penteado afro."

Certamente elas não sabiam o que estavam cantando. Talvez assim elas que amavam tanto seus sedosos cabelos loiros não teriam me divertido tanto pela sua pequena falta de informação.

Com relação a garotas eu sempre tive aquela música que embalava o namoro e que por sorte eu tomava raiva ou música enfim parava de tocar.

Hoje em dia é quase unânime que Jorge e Mateus tem um dom de abalar o psicológico das pessoas, Henrique e Juliano também tem conseguido isso.

Mas admito que apesar de amar essas duas duplas e suas canções não cheguei a ter problemas efetivos e de grandes efeitos com eles, claro que já usei a música deles para enviar para alguma garota e certamente você vai encontrar cinquenta casais que já utilizaram um "Te vi e já te quis, me vi tão feliz" ou o clichê do momento " De copo sempre cheio e coração vazio, vou me tornando um cara solitário e frio, vai ser difícil eu me apaixonar de novo, a culpa é sua."

Tenho um casal de amigos que na época de crise rolou serenata da mulher pro cara com a letra :"Voa Beija-flor, vai dar seu calor pra quem não te conhece, saí da minha vida,busque um outro amor,você não me merece."

Tanto não mereceu que continuaram casados e ainda arrumaram mais uma filha, vivem felizes ou seja deu em porra nenhuma esse auê todo!

Mas minha pedra no sapato atende por Victor e Léo, não sou fã deles, mas já é a terceira vez que eles entram na minha vida com uma música e ferram a paradinha.

Primeiro foi um namoro platônico, sabe a coisa do melhor amigo que se encanta pela amiga,mas que não quer estragar a amizade. Era lindo tanto eu quanto ela fugindo um do outro,mas ao mesmo tempo loucos para se ver enquanto um colégio inteiro ou achava que a gente já se pegava ou achava que eramos feitos um para o outro. E no meio disso tudo "Sempre fui um grande amigo seu, só que não sei mais se assim vai ser,sempre te contei segredos meus, estou apaixonado por você" Sabe quantas vezes escutei essa música no fone junto com essa menina. Um trilhão de vezes.

E olha que naquela época juntamos muitos casais e que sem saber citavam essa música como a minha música com essa menina.

Passado um tempo achei que Victor e Léo não iam querer me regaçar de novo, até por que o romance que começou amigavelmente terminou da mesma forma só que ao som de " Nothing but a song" do Tiago Iorc ou para quem deseja em português "Não é apenas uma canção", se quer entender como terminou procure a tradução e verá que as vezes uma letra pode significar muita coisa.

Mas seguindo pela vida vem a letra "Tem que ser você" mais uma vez da maldita dupla de Abre Campo, interior de Minas, eu juro que um dia vou virar pro Victor Chaves e falar: "Dá pra segurar a onda" (Eu fiz isso com o Jorge do Jorge e Mateus,ele riu muito)

"Tem que ser você, sem por que, sem pra que,tem que ser você, sem ser necessário entender"

Era uma das garotas mais loucas que eu namorei. E OLHA QUE NISSO EU SOU FERA!

Me lembro que um dia durante as férias de junho ela achou que eu tinha traído ela. E terminou comigo sem dar explicações, sem me xingar, sem eu saber de nada. Você imagina meu sofrimento né. NENHUM.

Foi aí que aprendi a usar indiretas, mas indiretas daquelas que parecem mísseis teleguiados e mandei a letra do Capital Inicial: "Se você quer,que eu feche os olhos,pra alguém que foi viver,algum dia lá fora.E nesse dia,se o mundo acabar,não vou ligar,pra aquilo que eu não fiz." 

Acho que ali ela sentiu o baque, até por que nessa época eu ainda era um mau canalha, sem intenção, mas eu tava bem revoltado de ser acusado por algo que eu não tinha feito. Por sorte naquela época eu era tido como o cara a ser seguido na sala. (Algum dia eu fui nerd!)

Não deve ter sido legal, depois de jogar todas as garotas da sala contra mim, das meninas virarem a cara mesmo me acusando e falando que eu era traíra, ficar sozinha num canto de uma sala com quarenta alunos e sem ter a miníma noção de uma única resposta na sala enquanto eu distribuía pontos por todos os colegas dando a resposta certa da prova.

Mais divertido ainda foi ver ela ajoelhada chorando na praça da Liberdade. DIVERTIDO HOJE, no dia,eu tava mais vermelho que o meu cabelo,rezando pra filha da mãe levantar em quanto ela chorava feito feito uma louca e as pessoas passavam a minha volta achando que eu tinha batido na menina.

O que de certa forma era meio impossível por que como diz uma amiga minha : "PV você gosta de um desafio né" (Se não entendeu,não me peça explicações)

Aí pensei, passou a fase Victor e Léo, mas não. O destino é uma ingrata caixinha de surpresas e uma menina que eu ficava escreveu na época nos meus depoimentos, cerca de cinco depoimentos, brigando com o topo com outras amigas o verso "Borboletas sempre voltam e o seu jardim sou eu"

OLHA BEM PRA MINHA CARA E ME FALA SE EU TENHO CARA DE BORBOLETA? SEU JARDIM SOU EU O CACETE!

E a louca ainda cantarolava pra mim essa música. Nada que passar a cara dela no chapisco não resolvesse, mas eu sou uma pessoa de alma boa e me livrei dela.

Nesse ponto minha fase sertaneja deu um tempo,quando eu reencontrei uma namoradinha que tive, namoradinha não. Garota com quem fiquei um tempinho e ferrou  por um bom tempo minha vida. Minha música com ela " Foi você, que fez meu mundo desandar.E me perder ao te encontrar". Strike, como o nome da banda essa menina foi um strike na minha vida.

Aí veio o meu namoro mais longo, entrou muito a fase de pagode na minha vida, tanto eu quanto uma prima que andava muito comigo ainda se ressentiam do Victor e Léo, mas ela foi um caso mais grave.

Aí você pergunta como mais grave: Grave a ponto de ter um namorado idiota que com seis meses de namoro escondido, tatua seu nome como prova de amor no ante braço e dias antes um outro tinha pedido ela em namoro em plena festa de quinze anos. TEM QUE MATAR UNS CARAS DESSES!

O cara da tatuagem todo romântico, só no jeito! Por que se batesse a ficha e a cara do rapazote, era só alegria e papel correndo.

Mais ele dedicou a música: "Depois te dar uma caixinha com um anel,feito das estrelas que roubei do céu,ajoelhar e dizer, meu grande amor é você" do Nosso Sentimento, só do grupo chamar Nosso Sentimento, você já imagina que a música vai tocar seu intestino no mínimo.

Dizem as más línguas que quando letra de pagode faz sentido é por que a coisa começa a ficar séria e foi um mês intenso de pré namoro onde se escutava muito a parceria do Alexandre Pires e Revelação. " Me lembro o dia que eu cheguei,naquela festa eu te encontrei você me olhou e eu pisquei, nascia um amor sem fim." pois bem teve um breve fim, onde me reencontrei em mais uma das vezes com a garota que tem idas e vindas comigo, sabe a primeira namorada, mas eu já sabia que não era ela. Mas me recordo bem que enquanto a garota cantava Tribalistas " Você é assim um sonho pra mim, quero te encher de beijos" a outra cantava "Eu sei que deve estar com (sic) Ela agora, e só de imaginar meu peito chora. Eu não vou te ligar nem procurar saber, fique a vontade pra me esquecer." 

Lembro bem quando uma vez no teatro tive a tentativa frustrada das minhas primas em me reconciliar com a garota da música do Pique Novo e eu acabei indo com a menina do Tribalistas...DEU RUIM
Mas acabou que ninguém esqueceu ninguém e durou cinco anos essa tentativa de esquecimento enquanto a garota do tribalistas mais uma vez ficou a ver navios.

Passados cinco anos, aquela libertação e sem indiretas culmina com o que eu chamo de tsunami na minha vida com um relâmpago namoro. 

Imagina você lá feliz indo de carro levar sua namorada e do nada ela seleciona um do poucos cantores que você não vai com a cara e começa a cantar a música "Quando seu olhar cruzou meu caminho,decidi não mais viver mais sozinho,vi amor no seu olhar" 

Levando em conta o quanto eu gosto do Belo, o máximo que ela ia ver no meu olhar é desespero e levando em conta o fim traumático que tivemos com certeza eu traumatizei dessa música. 

Só que claro ela podia piorar e como merda pouca é bobagem ela cantava aquela música chiclete do Gustavo Lima "Lembrei que me acordava de manhã só pra dizer, bom dia meu bebê, te amo meu bebê"

Primeiro alguém que te acorda já merece pena de morte, segundo chamar de bebê é pra foder o cú do palhaço, terceiro ELA DEU OS SINAIS QUE NÃO IA DAR CERTO!

Aí pós separação,fossa,sofrimento vem a volta do sertanejo, agora universitário,mas nãaaao! temos que arranjar uma música romântica pra marcar a volta da garota que sempre volta e por que não uma letra de Luan Santana " A gente não precisa tá colado pra tá junto, nossos corpos se conversam por horas e horas..." 

Fora que até hoje ELA pensa em Recaídas do Henrique e Juliano pra me emocionar, ela me ligou no meio de um show onde eu estava inclusive aí você imagina eu lá tranquilão,curtindo a música e o telefone que por sorte da operadora, CLARO ,não tocou,mas Henrique e Juliano lá firme só mandando "Se eu pudesse te apagar da minha mente, apagaria agora, mas toda vez que eu me lembro de nós dois, meu coração sempre chora, e é sempre a mesma história..." PRA ELA,pra mim a história é simples, ela lá e eu cá. Esse pé no passado pra mim é amizade e nada mais. " Vamos viver, vadiar, o que me importa é nossa alegria."

A que me enfiou o Belo guela abaixo conseguiu inserir Jorge e Mateus no nosso conceito de forma incisiva "Se eu pedir cê volta pro meu coração, pelo amor de Deus não me diga não, vem que tá na hora, tá aberta a porta, pra você voltar." 

Ainda vou fazer um post exclusivo sobre o chamado pé no passado, prometo, por que tem aquelas ex namoradas que não querem estar efetivamente com você, te esnobaram por uma cara, mas na hora de foder sua vida vem direto.

Mas boa parte da minha felicidade em me livrar da garota do Belo foi entrar numa vibe mais cult, onde a garota era fã de Djavan, mas tinha uma queda por Caetano. 

Vai ser meio que impossível não escutar um "Gosto muito de te ver leãozinho, caminhando sob o sol" e não lembrar dessa menina, mas acho que Djavan vai me marcar com ela por que ela canta muito bem e por duas vezes ela me arrepiou com isso. Uma vez cantando essa música "Eu levo a sério,mas você disfarça." e claro com a mais bela letra da Banda Eva,uma música que eu sou completamente apaixonado e ela sem saber que eu gostava cantou pra mim.
"Vou secar,qualquer lagrima que ousar cair, vou desviar todo o mal do seu pensamento, vou estar contigo a todo momento."

Me tocou,me emocionou,mas ficou nisso, nada contra a garota, tem tudo para ser a mais perfeita garota dos sonhos, mas eu gosto um pouco mais de realidade sabe? E ainda me lembro que eu dia eu recebi dela uma fortíssima letra da Alanis Morrissete que em português teria uma forte projeção amorosa. "Você já me conquistou mesmo contra a minha vontade,não se assuste se eu me apaixonar da cabeça aos pés,não se surpreenda se eu lhe amar por tudo o que você é, eu não pude evitar,é tudo culpa sua." (Head Over Feet) a letra tem diversos momentos que qualquer cara com um pouco menos de cabeça teria enlouquecido, mas dias depois a MESMA garota investe em Henrique e Juliano "Ainda é muito cedo pra gente falar de amor, isso não quer dizer que apaixonado eu não tô, só to indo com calma pra quando eu te entregar meu coração..." 

Eu sei que mulheres são complicadas,mas será que logo que ela perdeu pra uma outra garota mais incrível ela se arrependeu de ter prolongado tanto a letra da canção.

Talvez por isso não gosto quando vejo um cara chamando a garota de princesa, ela não é o símbolo da perfeição e pequenos errinhos vão fazer ela ser quem ela é. (mulher que chama a outra de flor, PRA MIM, exala falsidade.

Um dia talvez ela reveja seus conceitos e descubra que outras melodias poderiam ter tocado, o quem sabe pelo menos em ordem diferente antes que ela perdesse aquilo que ela teve a mão. ENFIM!

Mas e a música atual aquela que vem me arrebatando e fazendo lembrar. Engraçado, por enquanto tenho lembranças não tão românticas, primeiro uma letra que diz mais ou menos assim, vinda de um celular feminino. "Eu não sou de ninguém, não quero ninguém, dei férias pro meu coração."

Mas tem duas músicas que vem me conduzindo atualmente nessa relações que venho tendo, uma até é mais por ter escutado com a pessoa e olha que eu imaginava que não escutaria isso com ela. Algo que diz: "Nem por você, nem por ninguém, eu me desfaço dos meus planos, quero saber bem mais que os meus vinte poucos anos."

Mas tem uma que eu acho que bate de frente, não que seja a música pro casal, até por que casal merece uma trilha mais romântica, mas diz Fred e Gustavo me dizem algo assim: "E se não for amor, a gente inventa um jeito, pra ser tudo perfeito, se não der pra explicar...DEIXA PRA LÁ"

Assim sem amarras,sem explicações,só sendo a letra e a melodia.

E você? que letra já embalou seus romances,sonhos, amores platônicos? Que letra embala a sua vida! 


Segue a letra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário