segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Se perdoe


Dizem por aí que em nossas vidas não existe o arrependimento, mas sim lições. Não há ninguém nesse mundo que não possua nem por um momento uma leve brisa de arrependimento que pode durar pouco tempo, dias,semanas, anos e acredite a vida toda.

O passado muitas vezes é um fardo pesado, daqueles a qual o seu reflexo pode prejudicar presente e futuro por trazer tormentas que já não cabem na nossa vida atual, mas que seguem atormentando nossos pensamentos.

A culpa pode ter um poder inenarrável para algumas pessoas fazendo com que a confiança que elas tem em si mesmo e para as outras pessoas se reduza ou inexista, consequentemente diminuindo a auto estima de alguém que vê em suas ações a causa de todo o sofrimento que se possa imaginar.

A compreensão de que não estamos vivendo mais o nosso passado pode demorar, podemos adiantar comparações entre aquilo que passou e o que somos hoje, afinal a pessoa que fez determinada ação ou viveu a angústia passada certamente não é essa que se encontra no presente vivido.

Pessoas mudam, aprendem com seus erros ou degringolam de vez a partir dos momentos que passam pela vida. Palavras proferidas de maneira injusta, as próprias injustiças comum a um julgamento por ora tido como correto, o passado não se apagará é verdade, mas de forma alguma ele é o presente.

Imagine-se como detentor de uma segunda chance, como alguém que tem uma oportunidade de seguir em frente de viver o presente e com ele construir um futuro imaginando que logo tudo vai passar.

O passado age como uma ponte, uma fonte de lembranças daquilo que ficou para trás e que não pode ser vivido novamente. é para frente que se anda e os erros cometidos fizeram de você uma pessoa muito melhor capaz de rever tudo aquilo e perceber que cometeu sim erros.

Se há uma função positiva para o passado é que ele é a referência daquilo que iremos ou não fazer atualmente e obviamente para o nosso futuro. O presente é nosso leque de infinitas possibilidades aberto pelo que vivenciamos no passado, cabe a nós baseado naquilo que vivemos escolher se querermos de novo ou se vamos fazer o novo, fazer o diferente.

Crescemos a cada dia, aproveite cada momento pois ele é único e não volta. Por isso desfoque da ideia de que o passado não tem conserto, talvez não tenha remendo, mas há reparos que formaram coisas melhores lá na frente.

Vivemos para reparar nossos erros e aquilo que julgamos ter feito de errado para os outros. Se perdoe e conscientize-se de que o importante é o agora e o que vem para adiante.

Repare os erros, perdoe-se para eles e terá mais tranquilidade para cometer erros novos que se transformarão em lições de vida para o bem ou mal de sua vida. O tempo não volta e o passado vai ficar mesmo guardadinho lá atrás e atrelado as lembranças, mas o presente está aí, diante dos olhos e louco para lhe dar um futuro com cada vez mais aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário