sexta-feira, 22 de março de 2019

Nosso eterno mais do mesmo



Eu nunca botei fé em salvadores da pátria, fossem ele proclamados pela população ou daqueles que se autoproclamassem resolvedores de problemas alheios.

Talvez botaria fé no máximo em heróis de desenho animado,mas acreditando única e exclusivamente que eles só conseguiriam salvar seus entes queridos ou a cidade onde moram com seus super poderes ali,naquele fechado mundo da animação,algo bem distante do real.

Eu sempre soube também que surgiriam personagens pitorescos,daqueles que me fariam rir e não crer que as coisas poderiam ser mudadas,resolvidas e que os problemas seriam sanados de forma imediata ou o mais próximo disso possível.

Eis que passei a compreender um pouco de como é a política do mundo, da forma que é concebida a política dos homens e confesso, nunca cheguei a me sentir animado,esperançoso.

Nós sempre fomos enganados. Nós eu digo como população. É algo até histórico em nosso país que cheguem aqui e logo nós abrimos a guarda e nos vendemos ou nos trocamos por uma bala jujuba e um teco de ninharia alguma.

Se desde os primórdios somos assim por que não acreditar que evoluiríamos e que chegaríamos a um patamar crescente de população,de nível social,de poder econômico, mas pelo contrário,a medida que passam se os anos vemos mais do mesmo e requintes de piora gradativa.

O que vemos é uma crescente de problemas que antes pareciam resolvidos e que acabam nos fazendo desejar a mudança,escolher o novo com a embalagem velha e característica passada. Criticar nós sabemos, fazemos isso com qualidade invejável,mas com argumentos piores do que aqueles que criticamos.

Mudar mesmo, não,não,isso é pedir demais. Com isso ficamos a mercê daqueles que concedemos poder,mas como não é novidade concedemos poder para aqueles que não sabem bem usar o poder ou aqueles que simplesmente acreditam saber fazê-lo,mas que na verdade apenas empunham suas ambições.

Temos aí então o surgimento de heróis da reserva,uma "golden shower" de promessas que na prática trariam o Brasil de volta aos brasileiros enquanto muitos seguiam desejosos e esperançosos de apenas entoar o mantra do Eu avisei.

Nos tornamos uma piada pronta onde rimos para não chorar, onde governantes sejam eles de baixo e do mais alto escalão da republica são presos a luz do dia por coisas que todo mundo estava cansado de saber e mesmo assim seguimos ali,elegendo esses seres,dando poder a esses seres.

A culpa é deles por serem gananciosos e desejarem o poder e a condição financeira que o poder lhes propicia? Sim é,mas eles não são os únicos culpados.

Temos tanta culpa quanto eles, temos tantas obrigações quanto todos os outros,mas nos isentamos e jogamos a culpa pro lado.

Até quando?



Nenhum comentário:

Postar um comentário