quinta-feira, 14 de março de 2019

Pv Pergunta.Doc (Janise Rafaela)


















(Dizem por aí que não existem perguntas totalmente certas ou tampouco respostas totalmente erradas,pensando nisso decidi sair perguntando por aí para conhecer boas histórias através de boas e más respostas.O Pv Pergunta vai buscar diferentes pessoas que se dispuseram a falar com o blog e contar as suas histórias sem qualquer custo. A todos o meu MUITO OBRIGADO)





Quem é : Janise Rafaela


Janise é desde 2011 dona da Elefante Colorido, empresa do ramo de recreação que atua na região metropolitana de Belo Horizonte oferecendo entretenimento infantil para diversas modalidades de evento.









Define-se o recreador como aquele que é responsável por organizar,desenvolver e controlar atividades recreativas em diversos locais. Apesar da profissão não exigir diretamente uma formação acadêmica vemos muitos profissionais formados do ramo educação física, turismo, pedagogia e mais especificamente no seu caso Letras. Você ainda é bem jovem e começou cedo com a Elefante Colorido, daonde surgiu a ideia da empresa? A partir de que momento você viu que seria interessante ingressar nesse ramo?

Comecei a trabalhar com recreação para outras empresas quando ainda estava no ensino médio. Fazia monitoria em brinquedos e área baby. Trabalhei para várias empresas e agências de recreação que fui indicada pelo bom trabalho. O dono de uma delas vendo que eu tinha perfil para recrear me indicou um curso de recreação e em seguida eu comprei o material de pintura e comecei a treinar em casa. Comecei a ser chamada com mais frequência,era até disputada pelas empresas (risos), pois era uma das melhores na pintura facial. Como nunca tive sorte para arrumar bons empregos (risos) vi a oportunidade de investir,então comecei a trabalhar por conta própria,até mesmo para conseguir administrar meus horários com os estudos, já que a carga é bem menor que um trabalho de carteira assinada e o valor recebido era ainda maior que o salário oferecido no mercado.

Sabemos que o país vive hoje uma crise financeira que pode fazer com que as pessoas não gastem tanto com certas atividades extras como a recreação em festas. Além disso a concorrência aparece a cada dia com novidades e com trabalhos de boa e má qualidade. Como se manter firme nesse nicho de mercado tendo esses "adversários"?

Apesar da crise, as pessoas deixaram de viajar e ter outros gastos pra realizar o sonho da festinha de um aninho,o casamento,a festa de quinze anos. Para alguns a recreação é luxo, para outros necessidade. A maneira que tive para crescer e me manter no mercado mesmo na crise, foi a argumentação com os clientes, valores tabelados,promoções mensais é sempre um diferencial. Mas os pontos mais fortes que foquei para manter o meu trabalho no mercado para desbancar a concorrência, foram a argumentação com os clientes e treinamento com equipe fixa!

A paciência é algo que o recreador muitas vezes tem de ter sobre o seu trabalho, seja pelo fato de que trabalha com crianças que podem ser tanto tranquilas e fofas, quanto podem ser arredias e agressivas, quanto também na negociação com quem contrata o serviço e por muitas vezes não valoriza o trabalho do recreador. Analisando esses dois lados, quem dá mais trabalho, uma criança que deseja não interagir com o recreador ou aquele cliente que desvaloriza o seu trabalho e que não aceita pagar os valores propostos e passa pechinchar o preço?

Com certeza o cliente! Criança é muito fácil de convencer e atrair para uma atividade,até aquela mais tímida. Acontece de uma ou duas não querer participar,mas é um caso raro. Já o cliente pensa primeiro com o bolso, a maioria que pechincha não visitou as redes sociais, não presenciou o trabalho de perto, ou viu o trabalho do concorrente e fixa a ideia que será a mesma coisa, desvalorizando o nosso serviço antes mesmo de conhecê-lo, ou por quê nos comparou ao outro.

Muito se fala no entanto, que a profissão de recreador está em alta no mercado, há inclusive diversas reportagens citando esse fato. Boa parte da alta dessa profissão está em apresentar constantes novidades ao publico que contrata esses recreadores ou fazer bem o seu trabalho e gostar de crianças, principalmente importa mais?

Novidades e diferencial é sempre bom! Mas de nada adianta chegar com algo novo,exclusivo, se não tem jeito e aptidão para recrear! Não basta ter conhecimento de tudo,se não tem o dom e domínio com as crianças. As junções devem caminhar juntas, mas novidades nem sempre faz a diferença. O que é muito solicitado pelos pais e contratantes são as brincadeiras antigas, então o novo não é a prioridade em questão.

Dentro do seu trabalho há além do entretenimento infantil toda um auxílio no desenvolvimento da criança,seja através do estímulo para que a criança desenhe, pinte ou simplesmente brinque até o fato de ela possa sair dos vícios tecnológicos atuais aos quais muitas crianças são expostas diariamente. Para você qual o tamanho da importância da profissão do recreador para as crianças que são o seu principal público?

Além de desenvolver a criatividade e o cognitivo das crianças pequenas que estão caminhando para o novo mundo do aprendizado, os maiores descobrem a criatividade e a capacidade que elas tem de desenvolver e criar um objeto, um brinquedo e da mesma forma alguma bugiganga (risos) Isso os faz se sentir capazes,inteligentes e aquela atividade que inicialmente parece boba o torna importante naquele momento.É uma sensação muito bacana. Elas ficam tão concentradas que esquecem de todos os brinquedos e smartphones naquele instante. Além do entretenimento, eles necessitam muito de atenção. Parte das crianças são carentes pela falta de atenção dos pais e acabam criando um afeto e participando de tudo, não saindo de perto da gente! Atendemos crianças de todas as idade, mas nosso principal publico é a partir dos cinco anos, já que 90% das atividades oferecidas, exige um pouco mais de conhecimento das crianças.

Ao lidar com o público em especial com as crianças sabemos que se deve ter um cuidado redobrado para que situações incomodas ou prejudiciais ao seu trabalho e a sua empresa não ocorram. Você muitas vezes faz o trabalho com os personagens principalmente pessoalmente,mas há também uma equipe que trabalha com você. Ao adicionar pessoas novas a essa equipe ou até mesmo para aqueles que já trabalham com você que tipo de informações você passa para essas pessoas para que elas possam fazer o serviço de forma tranquila e sem comprometer o trabalho?

Toda pessoa que entra na equipe, mesmo que ela diga que possuí experiência, passa por um treinamento e são passadas algumas regras que foram criadas e exigidas por mim. Possuímos um grupo de interação onde trocamos dicas e ideias que tenha o perfil da empresa e que possamos moldar de acordo com cada tipo de publico infantil. Já o cliente deve estar de acordo com o perfil individual da empresa e as exigências que a mesma faz quando o seu publico infantil possuí portadores de deficiência. Do contrário não fechamos contrato!

Trabalhar com crianças quase sempre é uma aventura prazerosa,mas por vezes também embaraçosa,que tipo de situações difíceis você já viveu trabalhando nas festas?


Alguns meses atrás, uma cliente que havia nos contratado não comunicou que haveria crianças especiais na sua festa. (É enviado ao cliente os dados para serem preenchidos, o mesmo contem informações como se haverão ou não crianças especiais no evento). Uma das crianças convidadas tinha autismo de altíssimo grau avançado. E a mesma começou a derrubar tudo,agredir as outras crianças,interromper as recreadoras. A mãe estava longe do local, não acompanhando e deixando o filho a vontade. Foi pedido algumas vezes para que ela fosse participar, a mesma se recusou. Então ao chamar a atenção dela (a criança) ela ficou agressiva,dando uma bofetada na cara da fotografa que também tentou ajudar. Foi uma situação muito chata e extremamente constrangedora, a mãe começou a fazer um escândalo na festa alegando que não tínhamos experiência para a função e descarregando em nós a função de vigiar o filho dela,sendo que estávamos ali para entreter e divertir com a criançada. Tivemos diversas situações desconfortáveis, mas nenhuma comparada a essa (risos) A cliente foi compreensiva e ainda nos pediu desculpas, após esse episódio procurei informações e nos adaptamos a um novo método que é informado ao cliente, como informei anteriormente.

É fato que o trabalho que acaba ganhando mais evidência para o recreador são os personagens infantis que animam a festa. Em geral esses personagens são aqueles que o público tem maior acesso no momento. Já houve pedidos de personagens inusitados e aqueles personagens onde você ou fez  apenas uma vez e viu que não ia dar certo e pensou: Olha, esse aqui tá fora da lista? Ou aquele de imediato você já descartou por que fugiria muito do que você trabalha?

(Muitos Risos) Sempre aparece um. Tem personagens que já sonhei em fazer e nunca foi pedido .Tem outros que pediram e saiu uma única vez. Mas aqueles personagens que nunca vimos sempre recusei, pois geralmente é um personagem exclusivo, ou aquele tema singular que o pai ou a própria criança solicita. Algo incomum nunca foi pedido e vendo que seria um investimento perdido,não atendo. Alguns personagens como Goku,pintinho amarelinho,abelhinha,vaquinha,zumbi,Mike Wazowski,Bob Esponja,Coringa e o mais comum, porém sem saída é o power ranger vermelho também (risos) Tem uma lista enorme,mas não consigo me lembrar.

Percebe-se que você hoje trabalha com que gosta e isso se transmite facilmente ao vermos o seu trabalho. Abrindo mão muitas vezes de noites no fim de semana, feriados e isso tudo num ritmo que parece fácil,mas não é já que mesmo com o horário pré definido você tem as vezes que estender esse tempo. Pra você que já há alguns anos trabalha em festas e eventos deu pra se cansar desse batido e em seus horários de descanso desejar apenas o fim de qualquer tipo de agitação ou pelo contrário, você deseja ainda mais ir pra uma balada ou algo do gênero?

Cheguei em uma fase da vida que preciso pensar em mim mesma e seguir com outros projetos. Sou e sempre serei apaixonada com o meu trabalho, porém já cheguei no ponto em que me esgotei. (Risos) No final de 2018 anunciei o fim dos personagens do elefante colorido, pois escolhi diminuir o ritmo justamente para diminuir a minha carga horária. Era um desgaste muito grande achar uma pessoa com o perfil, treinar ela e enviar música,coreografia,levar e buscar a fantasia. Então optei em ficar apenas com a recreação e a minha equipe fixa. Quando me sinto exausta ou tenho um compromisso naquele final de semana, não trabalho e envio apenas a equipe. Em relação as baladas,eu continuo gostando (risos),mas não na mesma proporção que antigamente,prefiro sempre a velha resenha no ambiente calmo, com luz e som ambiente,pois quando estou de folga ou grandes feriados, eu opto sempre pelo ambiente que seja avesso de uma festa, de certa forma me enjoou um pouco sim! (risos)

Como todo trabalho, ser recreador apresenta vantagens e desvantagens para a profissão. Na sua opinião quais são as vantagens e desvantagens da sua área de atuação?

As vantagens são: Trabalhar por conta própria,sem um patrão fixo,durante a semana trabalho sem sair de casa, ou em qualquer lugar, não preciso de horário de chegada,faço meus horários para divulgar e responder clientes,etc. E as mais importantes, reconhecimento profissional,ganho até 3 vezes mais que salário fixo atual. E nos fins de semana,não pego trânsito (risos), raramente já que trabalho no máximo quatro horas por evento. As desvantagens são: Abrir mão do fim de semana,de festas,amizades,relacionamentos. Salário não é fixo, tendo períodos de baixa temporada recebendo pouco, localizações diferentes a cada evento,as escalas que eventualmente acontecem de alguém adoecer e não ter quem substituir e ter que se virar nos trinta. E a desvalorização do serviço e estipulação de valores no nosso trabalho, que acontece frequentemente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário