segunda-feira, 18 de abril de 2016

O que a escola não me ensinou!


Ainda hoje você deve se perguntar por que teve de aprender aquelas mirabolantes fórmulas que lhe travavam o pensamento em meio as provas escolares. Aquelas que por dias lhe faziam ter pesadelos que ao se deparar de frente com a prova também se deparava com o papel em branco por não se lembrar de algo que pessoalmente você não usará pelo resto de sua vida.

Realmente a escola é um tempo de aprendizado, mas a vida segue após isso tudo e temos aprendizados que não conseguimos obter ali. Ou pelo menos eu não me recordo da formula de Bhaskara me falar sobre o amor ou como não sofrer por ele. Tive de aprender isso sozinho.

Nossos diletos professores com toda a sua sabedoria não conseguiriam nos explicar como sair de uma fossa sem maiores traumas e que realmente há finais felizes para as histórias de amor.

De todas as inúmeras matérias escolares talvez nem a sempre lógica matemática me contasse que aqueles que nós amamos um dia vão partir de nossas vidas, seja apenas para outro lugar ou realmente para outra vida.

Também não houve cola de nenhum colega nerd que se sentasse na primeira carteira para me dizer que amores são renovados e que qualquer lacuna deixada por um amor que se foi um dia volta a se preencher com sentimento semelhante ou com sorte até mais forte do que aquele deixado para trás.

Talvez além de alguns ensinamentos que minha cabeça não me permita esquecer entre eles está a amizade. Aquele laço quase fraterno que transforma o amigo de sala num quase irmão daqueles que somos capazes de defender da própria mãe em caso de macula a sua imagem dourada.

Construímos famílias em meio aos tempos de colégios, clãs fechados que ultrapassam os muros de qualquer instituição e que atravessam dias, semanas e para os melhores casos anos.

O amor que nunca morre, aqueles para quem podemos ser vilões e mocinhos sem que nos julguem diante daqueles que juntos passamos a odiar afinal somos amigos.

O colégio nos ensinou sim muita coisa relevante, mas definitivamente a amizade foi a maior de todas elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário