sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Ambição!


A ambição é uma característica e exclusiva ao ser humano que ao desejar poder se torna logicamente ambicioso. Animais podem lutar quando há risco de vida ou ameças a própria espécie, nós os humanos não. Lutamos por coisas mais insignificantes.

A racionalidade nos fez perceber e que um homem com mais poder estaria um pouco acima daquele que não detém do mesmo poder, logo o mais forte terá poder sobre o mais forte. Tal qual a lei da selva onde na natureza o mais forte quase sempre se impõe.

A diferença clara sobre a lei da selva e a lei natural de todas as coisas é que na primeira temos uma força brutal porém naturalística, na segunda há forças que não possuem clareza ou objetividade a todo tempo.

Entre os animais estes só se transformam quando há dentro da espécie uma evolução natural, tal como uma lagarta que se transforma em uma borboleta. Entre os humanos não há regras e as mudanças podem ser constantes e muitas vezes dentro da obscuridade e sem qualquer tipo de anúncio ou alarde.

A destreza e inteligência do ser humano fez com que ele se moldasse, aos poucos ele foi perdendo a natureza e se modelando de um forma bem distante do natural. Filósofos diriam que é nesse momento que o homem até então nascido limpo se corrompe.

De fato, o homem não é um animal comum, tampouco um animal superior, mas obviamente se comparado a outros animais ele se supera,afinal consegue aliar o seu cérebro maior ao fato de que pode utiliza-lo para pensar.

Contudo o homem possuí tabus que não consegue desmistificar. Seja matando sem necessidade até mesmo a própria espécie,seja enganando,mentindo ou mascarando a verdade, coisa que nenhum outro animal consegue fazer com precisão igual ou semelhante.

A ambição é sim necessária da mesma forma que é um dos defeitos do ser humano de antes e de agora também, tal como o "estrume da glória" não há como realizar certas ambições sem que se prejudique terceiros.

Ambicioso que é o ser humano pode descer ao mais baixo nível pensado e inventar outros se preciso para alcançar aquilo que tanto cobiça.Perde-se escrúpulos, limites e caem barreiras diante daqueles que de forma desmedida almejam mais e mais sem pensar que existe ao redor deles um mundo e dentro dele outras pessoas.

A ambição talvez seja uma prova de dualismo do ser humano, talvez uma prova de que para existir o bom também seja necessário o mau. 

Mal necessário e que se pensarmos realmente o homem como um todo tem sim o direito de ser ambicioso, mas que dentro de toda a sua loucura desvairada e ambição desmedida possa cobiçar e colher apenas aquilo que plantou, esquecendo os frutos alheios dos qual ele nunca semeou nenhuma semente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário