quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Pv Pergunta.doc (Line Lú)


















(Dizem por aí que não existem perguntas totalmente certas ou tampouco respostas totalmente erradas,pensando nisso decidi sair perguntando por aí para conhecer boas histórias através de boas e más respostas.O Pv Pergunta vai buscar diferentes pessoas que se dispuseram a falar com o blog e contar as suas histórias sem qualquer custo. A todos o meu MUITO OBRIGADO)


Quem é : Line Lú


Aline Luísa ou simplesmente Line Lú é proprietária do estúdio Arsenal Tatuaria onde a mesma exibe em suas tatuagens minimalistas toda a sua arte.


Aline é também dona de um carisma e rapidez de raciocínio que impressionam a quem tem o prazer de conviver com ela e conhecendo a sua autenticidade para levar a vida e sua personalidade forte para encarar os percalços do dia a dia.



O trabalho de um tatuador é muitas vezes visto com certo preconceito tendo em vista que para os mais conservadores a tatuagem tem efeitos sobre a personalidade e sobre o caráter de uma pessoa. Esse pensamento tem se tornado algo cada vez mais ultrapassado ou isso ainda perdura na maioria das pessoas?

Vem sim se tornando algo retrógrado. Eu fico espantada (positivamente) e feliz ao ver quantas pessoas mais velhas, de gerações anteriores, estão decidindo fazer sua primeira tatuagem. Muitas delas acompanham os filhos para fazerem companhia. Hoje em dia, a imagem vandalizada da tatuagem vem se desfazendo a cada dia mais. 

No começo do ano de 2015, você começa como você mesma diz a descobrir e a fazer aquilo que você queria ser quando crescer. Como começou essa empreitada e que tipo de preparação você fez para começar a tatuar?

Então, eu sempre gostei de fazer tatuagens, sempre que sobrava um dinheiro eu estava à procura de um tatuador. Um dia eu sonhei que era tatuadora e uma amiga me questionou por que eu não entrava nessa. E então eu decidi que não custava nada tentar. E desde então se tornou a “profissão dos meus sonhos” mesmo que eu ainda não soubesse disso antes de, literalmente, ter sonhado com isso. Eu comecei treinando em pele de porco e assistindo vídeos online. Logo em seguida fiz um curso e alguns workshops para aprimorar na área.

Eu imagino a senhorita chegando no Açougue e pedindo a pele do porquinho e os caras: Pra fazer bacon e você responde: Não vou dar umas riscadas,mas vai dar tudo certo

(Muitos Risos)Eu fazia questão de contar que era pra tatuagem só pra ver a cara do povo

Mas os caras vendem só a pele? Nem sabia

É toucinho. Eles vendem picado mas eu pedia inteiro

Até pra poder ter mais espaço para poder tatuar

Exatamente (Risos)

Em geral quando o tatuador ainda está começando ele não se orgulha tanto dos seus traços. Teve algum momento em que você ainda não curtia o seu modo de tatuar a ponto de buscar cada vez mais se aprimorar naquilo que faz hoje e em que momento você de fato se viu como uma profissional competente do ramo?

Então, eu vejo muita evolução em meus trabalhos, mas como eu e meus amigos tatuadores costumamos dizer: nunca estaremos satisfeitos com nosso trabalho, sempre estaremos buscando melhorar. Eu me considero profissional pela forma que trabalho e por essa ser minha exclusiva fonte de renda, no entanto, meu caminho ainda está só começando

Você lembra qual a sua primeira tatuagem em uma pessoa?

Lembro, foi na Nayara minha prima. Fiz uma hashtag que virou uma couve flor de tão estourada que ficou (Muitos Risos) mas, eu não tinha pegado nenhum curso na internet nem treinado em pele de porco. Foi mais uma brincadeira

Nayara não deve ter ficado tão feliz com a tatuagem toda estourada

Nada menino, já insisti pra ela cobrir. Ela falou que tem valor emocional nela por que uma pessoa que ela gostou muito brincava com ela dessa tattoo

Fora essa teve alguma outra que chegou a dar literalmente errado?

Teve uma frase que fiz no meu irmão que esqueci de colocar a gominha na máquina. Aí ficou tudo torto na costela.

Tá lá torto até hoje?

Sim. Mas as letras são pequenas, tá bem clarinho. É fácil cobrir. Só que ele fica enrolando. Eu que olho pra ele com vergonha toda vez que ele tá sem camisa. Mas num geral a gente sempre reclama dos próprios trabalhos por que é quase impossível atingir o nível que a gente almeja né.

Qual foi a mais difícil que você fez até hoje?

To tentando pensar. Ah lembrei.Sem duvidas foi um terço rodando a coxa. Por que as bolinhas tem quantidade específica de bolinhas. E pra deixar tudo proporcional ao tamanho da coxa dela de forma que as bolinhas fechassem a conta certa, levamos muito tempo pra desenhar

É fato que a tatuagem de qualquer forma vai doer,contudo é uma dor tolerável e para alguns até mesmo uma dor prazerosa. Existem lugares onde a tatuagem vai doer mais? E tiveram casos onde você preferiu não fazer a tatuagem, seja por que o cliente desistiu no meio ou por quê não seria num lugar ideal?

Acredito sim que existem alguns lugares no corpo onde tenha sensibilidade maior, mas, acredito ainda mais que a dor é muito relativa. Alguns clientes costumam reclamar muito da costela, outros dizem não sentir nenhuma dor anormal.Já aconteceu do cliente desistir no início de uma tatuagem, mas voltar depois, mais calmo, para me deixar terminar o procedimento. E ainda sim saíram super satisfeitos

Sabe-se que para tatuar o uso de anestesia é de certa forma prática ilegal da medicina, isso reforça as precauções a serem feitas antes de se fazer a tatuagem e os cuidados com o estúdio onde se fazem as tatuagens. Que tipo de recomendações você faz hoje aos seus clientes,antes,durante e depois da tatuagem e que tipos de cuidados com higiene e limpeza você tem e que todos os tatuadores devem ter para se certificar que o local é seguro para se fazer a tatuagem?

A primeira coisa que recomendo para alguém e certificar que todos os materiais usados são descartáveis. Como agulhas, biqueiras, batoques, luvas, etc.Após a tatuagem concluída, o cliente deve evitar sol, alimentos remosos, não se deve coçar a tatuagem e deve-se manter o local sempre limpo e hidratado com auxílio de pomada ou vaselina

Como em todo ramo os tatuadores convivem com profissionais de alto gabarito,mas também com profissionais que não seguem todas as convenções e exigências práticas para se fazer as tatuagens em segurança. Há inclusive vídeos no Youtube onde tatuagens são feitas no meio das ruas de Belo Horizonte sem qualquer circunstância de limpeza ou higienização. Até que ponto esses profissionais ruins atrapalham quem trabalha sério no ramo de tatuagens e hoje quem são suas influências no ramo que fazem você admirar ainda mais o seu trabalho? 

Profissionais ruins podem atrapalhar na valorização dos trabalhos de bons profissionais. Um exemplo disso é a diferença de preço que é cobrado entre um e outro. Diversas vezes o cliente deixa de fazer tatuagem em um bom profissional por achar caro demais. Consequentemente fazem tatuagem as quais não trazem resultados satisfatórios e isso pode generalizar e manchar a imagem de outros profissionais. Existem varias tatuadores excelentes em que me espelho, vou citar um que gosto muito, apesar que não seguimos a mesma categoria. Chico Morbene, divo do realismo! (Risos)

Você hoje trabalha mais com tatuagens minimalistas, em geral com traços menores e mais delicados,mas ao mesmo tempo já afirmou que prefere que os clientes tragam suas artes para serem tatuadas. Já teve casos onde você bateu o olho em um desenho e pensou: "Esse não vai rolar" ?

Sim, acontece com muita frequência de duas formas: às vezes o cliente aparece com uma arte de proporção grande querendo tatuar em um tamanho reduzido de forma que não de para reproduzir. Outra forma acontece do cliente orçar uma arte que eu não me sinto preparada para executar. 

Nós dois casos, eu converso, explico a situação, e eles são totalmente compreensíveis com a questão. Muitas vezes trocam a arte ou aceitam sugestões.

Anteriormente as tatuagens eram em geral feitas em locais mais comuns como ante braço,pernas,peito e costas, existem hoje locais onde você prefira fazer a tatuagem ou já chegou na fase onde tatuar pescoço,por dentro da boca, olhos e outros lugares menos convencionais já não te espantem mais? Atualmente qual a tatuagem mais louca que você já fez?

Existem regiões do corpo mais fáceis de pigmentar, que tenham a superfície mais plana, facilitando assim o procedimento. Esses lugares sempre serão os que mais vão me agradar. No entanto, já não me assusto mais com as escolhas de regiões inusitadas. 

A tatuagem mais louca que eu costumo dizer que fiz, foi as palavras “seu nome” na nádega de uma cliente. Ela tinha suas razões. (Risos)

É fato que as pessoas vivem dias bons e dias ruins.Casos de cansaço ou nervosismo do tatuador e até mesmo do cliente atrapalham o andamento da tatuagem ou dá pra chegar e fazer dez,vinte ou mais tatuagens ao dia de boa?

Sim, principalmente em minha fase inicial, meu nervosismo me atrapalhava muito. Acontece também de clientes inquietos atrapalharem, mas a prática nos da segurança e com isso essas ocasiões ocorrem cada vez menos.No meu caso, que trabalho com minimalismo, acontece de fazer diversas tatuagens ao dia, pois todas são rápidas e não são tão cansativas. Mas acredito eu que em casos de tatuagens maiores e mais detalhadas, o corpo deve exigir mais tempo de descanso, dificultando assim diversas tatuagens em um único dia. Não que seja impossível, mas que não seja tão comum.

Da mesma forma que ainda há um certo preconceito com quem faz ou com quem tem tatuagens, há também uma aceitação grande por uma boa gama de pessoas. Você hoje é mãe de dois filhos, que por óbvio convivem muito com esse meio e que podem se interessar ou não pelas tattos muito cedo. Na sua visão há uma idade certa para que se comece a ter tatuagens ou isso depende muito de pessoa a pessoa?

Na minha (única e exclusiva) opinião, existe sim idade ideal para se começar a tatuar. Eu pretendo conversar bastante com meus filhos e permitir a partir dos 18. Os jovens tendem a mudar de opinião com muita frequência e gostam muito de se expressar sobre tais. Uma tatuagem que hoje representa sua personalidade amanhã pode não fazer mais sentido, trazendo assim desconforto em tê-la. Claro que isso pode ocorrer em qualquer idade, mas eu acho que na adolescência isso é mais frequente.

Hoje em dia para se ser tatuador não é exigido um nível de escolaridade ou formação específica o que no entanto não diminuí o trabalho,o estudo e a dificuldade do seu trabalho. Sendo hoje uma trabalhadora autônoma que conseguiu sucesso no ramo, você vê diferenças entre o seu trabalho que é algo artístico, de renda variável e que tem um valor a ser definido por você daqueles trabalhos comuns onde a pessoa já vai certa de que vai receber esse salário ao fim do mês e vai trabalhar "x" horas por dia?

Isso pode variar muito. Conheço tatuadores que tem carrões do ano, viajam o ano inteiro para o exterior, vivem um conforto excepcional somente com a renda das tatuagens. Conheço pessoas formadas em curso superior também que trabalham mais carga horária e não obtém um nível de vida tão amplo. No entanto, existem profissionais graduados que ganham um salário muito acima que varias tatuadores. Tudo é relativo. Mas se você me perguntar se eu penso em mudar de área, definitivamente a resposta seria “Não”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário