segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Quem vive de orgulho, morre de saudade!



Como diria um sábio pensador da música brasileira: "Quem vive de orgulho, morre de saudade"

Pra começo de conversa devemos deixar claro que o orgulho é um dos grandes inimigos do amor, quando se ama perde-se o orgulho e boa parte do seu tempo passa a ser dedicar-se a quem você ama.

Pois bem, ao mantermos o orgulho damos início a uma competição onde ambos saem perdendo. Certas pessoas dão preferencia ao orgulho ao fato de estarem certos ao invés de fazer o próximo feliz.

O orgulho alimenta o ego de poder e isso faz com que você pouco a pouco seja dominado e sem controle de suas atitudes e consequentemente minar os seus relacionamentos amorosos e de amizade.

Ao deixar o orgulho nos levar ao invés de agregar pessoas em nossa vida passamos a fragmentar o caminho de pessoas que entram em nossa vida e a jogar oportunidades pela janela quando bastava estender a mão para que elas estivessem ao nosso alcance.

Ao se corromper por um orgulho doentio perde-se amigos, amores o bom senso e até mesmo a paz para seguir conduzindo seus relacionamentos.

O orgulho que digo não é aquele que te impede de tentar ser melhor em qualquer área, mas aquele que te faz querer atropelar as pessoas para satisfazer o ego de ser o melhor.

Admitir erros, voltar atrás podem apaziguar crises que se desenvolvem por coisas bobas e sem sentido, ter um quê de humildade pode trazer benefícios.

O tal ato de ser superior virou prioridades para alguns, dentro dos relacionamentos parece ser prazeroso provar que vence as discussões bobas só pra se orgulhar de que sua opinião é a correta ou que tal pessoa estava errada.

Enquanto isso o relacionamento se deteriora e o sentimento vai pro espaço e aí fica a saudade.

Quem muito se orgulha julga demais o próximo e por consequência se vitimiza, coloca sempre como o culpado o outro lado, nunca ele, falta-lhe a humildade para perceber que pode-se ceder em alguns pontos.

Aí humildade a mais concreta das virtudes. Ou se tem ou não se tem, humildade não é aquela que te faz correr atrás o tempo todo, isso é mendigar o ideal e que se valorize para que tenha o orgulho não de ter sido melhor, mas de ter promovido o melhor para outra pessoa.

O orgulho é uma barreira que destrói a admiração que nutrimos por uma pessoa, só se damos conta dessa destruição depois que aquele querido amigo de tantos anos se distância,quando aquele namorado ou namorada bacana e que te adorava lhe vira as costas ou pior quando a rejeição dele passa a ser descarada.

Aprender a escutar o outro lado, a compreender que nem sempre podemos estar certos em tudo é um grande passo. O ser humano é passível de erros, mas deve ter a decência de assumir os erros.

Ser menos egoísta e se colocar no papel da pessoa,se abrir para novos panoramas, novas histórias e novos caminhos e se abrigar e ser abrigo de alguém que a gente escolheu para dividir o rumo.

Muito chato querer ser sempre o dono da razão de tudo, o ser a decidir e estar certo por tudo. Bom mesmo é ser feliz e fazer pessoas felizes. 

Até onde sei a humildade é o supra sumo das virtudes, afinal ORGULHO,EGO e APEGO não andam de mãos dadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário