sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Liberdade Jovial - Preciosa loucura !


Doce ardor da juventude,aguçada em conhecer,aprender,a se jogar por tudo e para tudo como se não houvesse amanhã.Capaz de se esquivar sobre o que fará no dia seguinte, mas planejando o seu futuro como se a vida não fosse algo que vez ou outra vem e lhe dá uma rasteira.

Pergunte a seus pais e avós como era seguro brincar na rua com suas inúmeras brincadeiras não digitais, era uma fase livre, onde crianças brincavam até o começo da noite sem medo e sem o temor de que o mundo lhe desabasse. Hoje com o sol a pino teme-se a morte não só de crianças,mas de adolescentes, jovens promissores, adultos e velhos, todos a temer.

Por que não seguir como nossos jovens e dar valor as coisas bobas da vida como se fossem a última. Talvez assim chegue mais rápido o dia de virar para um jovem e fazer o que hoje achamos coisas de velhos ultrapassados: Ei rapaz! Devagar, eu já entrei nessa barca furada e sei que não dá certo.

Claro,que se conselhos fossem bons não seriam gratuitos, mas sim vendidos a alto custo, principalmente os bons conselhos. A vida é feita de escolhas e nem sempre um conselho vai ter a mesma medida de para essa ou aquela pessoa. É como um pai que ao invés de dar o peixe ao filho o ensina a pescar lhe mostrando desde como iscar até como retirar o peixe do anzol.

Certo é que pode ser o melhor conselho do mundo, o mais correto e bonito deles em caso de alguém que se decida por aquilo é quase impossível que não se siga tais conselhos. Alguns chamam de DETERMINAÇÃO, VONTADE, outros de Teimosia, cabeça dura. 

A  juventude vive de tendências e experiências, boas, ruins,aquelas que eles vêem os adultos baterem cabeça para resolverem ou aquelas que eles preferem ver em filmes ou na tela do computador. A atriz da novela pode usar aquele cabelo divino que logo será copiado por uma legião de mulheres em busca da aceitação,mesmo que uma semana depois ela perceba que aquele cabelo só funciona na atriz e que nela seria mais prático usar a sua beleza natural.

Os jovens de hoje preferem criar as próprias regras ao invés de seguir as regras dos pais ou vai dizer que nunca ouviu alguém dizer : A esse rapaz sabe das coisas mais do que nós com anos de vida. Se tratando de meios eletrônicos tão presentes em nossa vida ainda ha quem se surpreenda quando algum velhinho usa com facilidade um comunicador instantâneo ou rede social.

LIBERDADE, essa é a palavra chave, não só para crianças, mas para jovens adultos em formação,aqueles que precisam de confiança não só em si mesmos para andar com as próprias pernas, mas também dos pais para saberem que terão com quem contar caso quebrem a cara.

"Não se prenda a nada que não te liberte" afinal após muito se prender o novo se torna mais colorido, mais intenso, mais gostoso. O proibido atraí e é intenso, mas as experiências por si acabam por trazer um aprendizado intenso.

Você pode não fumar por que sabe que lhe trará doenças, mas jamais terá o mesmo louvor de quem nunca levou um cigarro a boca. Você pode dizer que não beberá mais por que sabe que a ressaca do dia seguinte é algo destrutivo a longo prazo, mas poderá ignorar solenemente alguém que lhe resolver proibir tomar uma com amigos no fim de semana.

A vida é construída assim, de quedas abruptas e levantares simultâneos, tem vezes que você desejará ficar no chão por mais tempo, haverá vezes em que você se levantará antes mesmo de cair com mais vontade ainda de ficar de pé e enfrentar tudo aquilo que o rodeia. 

Doce juventude só apreciada quando passamos a sentir saudades dela. Preciosa velhice que desconfia de nós por terem sido um dia como nós. Jovens, loucos, incautos e prontos para outra, mas que com o passar dos anos perceberam que podiam fazer aquilo que fazemos sem pressa, mas que ainda tem a saudade da velocidade e ansiedade que imprimimos a nossa atual vida louca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário