segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Ingratidão


Ter a coragem para fazer o bem muitas vezes expõe também a sabedoria para suportar a ingratidão. Aquele que não reconhece a quem antes lhe oferecera a mão de bom grado, ofertando a ajuda e é apenas mal interpretado, mal interpelado e julgado de forma vil e fria por aquele incapaz de demonstrar gratidão.

A ingratidão está sempre disposta a vitimar as pessoas mais bondosas, aquelas que dispões de um coração puro e capaz de expor a afeição e o carinho para tanto.

Talvez por isso ser grato e bondoso nesse mundo represente não somente ser bom, mas forte. Forte e corajoso para suportar as injustas pancadas que vem de onde menos se espera.

Retórica triste que a ingratidão seja aliada a incompreensão. São parecidas sim, mas possuem certa distinção. Principalmente por que o ingrato de hoje se esquece que toda as suas hábeis palavras para desestabilizar e ferir aquele que lhe faz bem um dia estarão de volta a tona. Lei do retorno.

O mundo da voltas e logo perceberemos a escala daquele ingrato. 

Há aquele que se silencia sem ao menos se manifestar, contra a favor ou em prol daquele que lhe fez algo de bom. 

Há aqueles que cobram favores. Como se não estivesse implícito que tal fato não é de obrigação, mas sim algo ofertado de coração aberto, por boa vontade.

Por fim haverá aqueles que se vingam. Como se a falta de ajuda em determinado momento fosse algo estritamente necessário e obrigatório. Mas não é bem assim.

Basta olhar para si também para notar que muitas vezes o ingrato pode não saber de sua ingratidão e apenas acreditar que o mundo está contra ele por tudo que ele mais deseja ou ache justo não aconteça como ou quando ele quer.

As correntes nem sempre estarão a favor, a nossa grama realmente nem sempre será a mais verde, mas cruzar braços e abanar críticas para o alto contra quem chegou lá não mudará nada.

Meritocracia, luta, entrega, perseverança, talvez até uma pontinha de sorte, sim muita sorte. Mas dormir, acordar e ver a vida passar enquanto se concentra apenas nas criticas alheias não vai mudar nada.

A mudança vem de dentro. Se hoje você foi não foi ou não é capaz, corra atrás de ser. Esqueça as bem feitorias que a vida proporciona a outros. Ele ou ela podem ter feito muito para chegar até lá,coisa que você parado no tempo pode ter deixado para lá.

A decepção vem de onde menos esperamos, talvez por isso não devemos esperar tanto assim das pessoas.

O mundo como um todo é ingrato.

Melhor você mudar e buscar as pequenas doses de gratidão que lhe são dadas do que olhar para cima e implorar aos céus que as graças lhe batam a porta lhe tirem da cama e lhe tragam dinheiro e felicidade.

Utopia banal, lindo de se pensar, mas não vai acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário