quarta-feira, 3 de maio de 2017

Desapegando das Expectativas



Por Priscila Gonçalves


" Ah, mais uma vez me decepcionei." Você se permitiu ser decepcionado. “Uma importante chave para a sustentação do êxtase, da alegria sem causa, é desapegar das expectativas. Isso significa abrir mão dos desfechos que você imagina para as situações. Você não espera nada, apenas fica atento aos sinais do universo, que se manifestam através da sincronicidade.” Sri Prem Baba Eu gosto muito desse cara da citação acima. Ele é um mestre espiritual muito respeitado, e não menos importante, iluminado. Possui o dom de dizer as coisas não que queremos ouvir, mas as que precisamos. E se, por algum momento vocês fizerem uma rápida busca, encontrarão dezenas de citações que com certeza os farão pensar e refletir sobre as várias circunstâncias em que precisaram de palavras, mas poucos conseguiram explicitar algo que desse algum conforto. Voltando ao assunto do desapego e das expectativas, tenho vivenciado em meu cotidiano as tantas experiências que a vida me proporciona, colocando e retirando pessoas de meu convívio, a fim de me ensinar alguma lição. Todas elas eu diria, de valores incalculáveis. Algumas mais, outras menos dolorosas, mas todas, de indiscutível importância. Uma delas recente, me fez enxergar, quase como na cena do filme Laranja Mecânica, onde Alex é obrigado a permanecer de olhos abertos assistindo cenas de violência, sendo que, para o feito, é colocado um aparato bizarro na sua cabeça que mantém suas pálpebras esticadas. Não foi necessário que me colocassem nenhum aparelho para enxergar, bastou que eu me calasse por uns instantes, e ouvisse os sinais que a vida me mostrava, mas que, por alimentar em demasia meu ego, e por esperar uma resposta positiva, permaneci cega pela claridade da expectativa. O que me veio, foi uma escuridão de realidade. Imaginar como seria, pode até estragar a surpresa do momento esperado, mas nem de longe facilita quando se vê a verdade que tira a venda dos olhos. Uma sincronia dificil. Muito mais fácil harmonizar uma orquestra de iniciantes, do que entrar em contato com as respostas certas, fazendo as perguntas certas. Enfim, depois de ouvir o que eu precisava e não o que eu queria, e levar mais um tapa, eis minha lição preciosa. Gostaria até de compartilhar mais detalhes desta experiência, mas creio não ser necessário, uma vez que, estas palavras redigidas em um dos poucos momentos de lucidez, perante à loucura que se impõe, são mais que suficientes. Em resumo: deixe vir, sem esperar, sem imaginar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário