quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Vítima de si mesmo!


Fernando Pessoa em uma de suas muitas afirmações disse certa vez que para deixarmos de ser vítimas dos problemas devemos ser os autores de nossa própria história. Saber falar de nós mesmos e não ter medo dos nossos próprios sentimentos.

Nessa vida poucas pessoas farão de tudo um pouco por você, talvez elas nem mesmo saibam o que tanto te amargura, mas estarão ao seu lado e muitas vezes você não abrirá os olhos para elas e mais vezes ainda as renegará acreditando que elas estarão contra você.

Nosso maior inimigo está dentro de nós mesmos e cabe a nós enfrentar as adversidades com a cabeça erguida sem qualquer opção de baixar a cabeça para que outras pessoas sejam maiores do que realmente são perante a nós.

Somos todos iguais, não há valor social ou financeiro que faça uma vida ser mais importante do que as outras ou um problema ser maior do que qualquer outro. O seu problema é grande, mas o da pessoa ao lado também é, não é com lágrimas que se conquista alguma coisa.

Não somos vítimas de ocasião, nem mesmo pré destinados a sofrer de forma desoladora por coisas que fogem da curva ou do nosso plano de vida. 

Tudo tem o seu momento certo, nada acontece fora de ordem ou por que não devia acontecer. Destino? Talvez seja, mas é melhor pensar que devia acontecer ao invés de tentar adivinhar qual peça nosso querido destino vai nos colocar na próxima vez.

Verdade é que as vítimas são aquelas que sofrem desde as tentativas de homicídio ou até como o próprio nome define: Acidentes, de trânsito ou por qualquer outro evento. Fora isso é escolha, você faz as suas e ganha de brinde a responsabilidade sobre elas.

O afamado vitimismo, essa vontade chula de se fazer de coitado perante algo que basta uma opinião simples ou um posicionamento. Mas se dá preferência a irritante mania de se fazer de surdo e mudo.

A vida te dá opções e também te cobra respostas. 
Podem não ser diretas, explícitas, mas ela cobra que você cresça, amadureça e se desenvolva por si.

Crescimento esse que passa sim pela boa vontade das pessoas. Passa sim pela união de forças em busca de um mesmo objetivo,afinal mesmo que você seja alguém muito reticente invariavelmente vai precisar de alguém para resolver pequenas coisas ao invés de te deixar controlar tudo.

O mundo é um lugar cruel e frio, mas habitado por gente de bem e com boas intenções. A pena disso tudo é que essas pessoas não são maioria e nem todo mundo é tão bonitinho e legal quanto parece.

Crescer depende de nós e o nosso brilho só é intenso quando nós mesmos damos carga para obstáculos fiquem para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário