quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Como os nossos pais



Desde cedo alguns pais sabem que ao ter filhos o ideal é que os crie para que ele entenda que o mundo apesar de toda a sua hostilidade pode também ser um lugar divertido, daqueles onde vez ou outra teremos satisfação por fazer parte dele.

Também explicarão a nós que devemos nos cuidar, zelar pela nossa segurança e sermos parte do mundo. Criados para o mundo.

Os tempos podem ter mudado, de certo a influência que nossos pais exercem sobre nós ainda existe, mas nunca mais será a mesma e talvez por mais que um dia sozinhos em nossos pensamentos prometemos a nossa consciência agir diferente sabemos que será muito difícil.

É raro olharmos para nossos pais e por mais exemplares filhos que sejamos não teremos feito tudo que eles planejaram para nossas vidas, as satisfações ainda não serão plenas assim como fatalmente nossos filhos terão esperanças de nossa parte que não serão compreendidas ou cumpridas.

Como bradava lindamente Elis Regina: "Minha dor é perceber, que apesar de termos feito, tudo o que fizemos,ainda somos os mesmo e vivemos, como nossos pais." Talvez sem a dor de perceber que possamos ser iguais a eles, com o mesmo zelo, preocupação que tanto julgamos exagerada, mas olhe bem, ali diante de você é como ter realmente o coração fora do corpo, frágil e sem proteção.

Dizem por aí que a lógica para a vida de nossos pais seria deixar um legado no mundo, algo que os imortalizasse e se perpetuasse por gerações, com gestos, atitudes, pensamentos e claro o auxílio e traços da genética que farão o neto se parecer com o avô mesmo que anos os separem.

Os filhos nos entanto são os responsáveis por se sentir com um eterna dívida,seja pela vida que nos deram, seja por não ser responsável pela alegria deles até o fim da vida.

Tal conexão faz com que o filho veja nos pais uma mescla de herói ou vilão, variando de acordo com a idade do rebento e suas perspectivas de vida, além é claro do modo como serão criados.

Limites. Se os pais não os impõe a vida lhe empunhara todos eles diante de fatos e acontecimentos que certamente serão mais duros e que logo resultarão na forma como nossos filhos e netos terão seus limites impostos.

Assim mesmo, como peças de dominó caindo umas sobre as outras, a geração vai passando até outra geração, anos de distância acabam se tornando pó. Mesmo que seu avô lhe ensinasse os benefícios das ervas, hoje você ainda se lembrará mesmo que possua o mais eficaz dos remédios em mãos.

Como filho que procura entender o pai, como o meu pai que procurou compreender o avô e como pretendo que meu filho compreenda. Nem toda a preparação e ensinamento que eu lhe der vai ser eficaz, a vida vai calejar tudo que ele pensar e querer para sua vida.

Vida está que é destinada a ele longe das minhas asas, assim como eu um dia não pude ficar mais ao alcance das asas de meus pais.

Nada impede que ainda assim,mesmo sem a proteção de suas asas você possa me acompanhar e estender asas aos netos que lhe darei, logo até mesmo eu voltarei para estender minhas asas a vocês, será a minha vez de protegê-lo.

Dessa forma assim como novamente bradava Elis: "Hoje eu sei que quem me deu a ideia de uma nova consciência e juventude. Tá em casa, guardado por Deus.." 

Nunca fez tanto sentido. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário