segunda-feira, 2 de outubro de 2017

A grossa visão de inteligência


Há uma teoria que afirma que nós nascemos com metade da nossa inteligência e que ao longo da vida nós a aprimoramos de acordo com o ambiente em que vivemos. 

Por isso desde cedo vemos que nossos pais nos estimularam a pequenas atividades corriqueiras afim de que nós ainda como bebês pudêssemos nos desenvolver e nos tornar alguém melhor frente a sociedade.

Basicamente é como se recebêssemos uma programação para que a nossa inteligência se desenvolva dentro da caixa com os ensinamentos que a sociedade acredita ser o certo e que qualquer ponto fora da curva seja alvo de julgamentos apropriados para aqueles que não conseguem obter o conhecimento.

A sociedade não hesita em consagrar aqueles que temos como super dotados, capazes de realizar qualquer coisas e condenar os menos afortunados de inteligência sem talvez imaginar que eles possam apenas não ter recebido tanta instrução que os levasse a um patamar melhor.

Pessoas como Einstein,Newton ou Stephen Hawking não surgem todos os dias. Eles foram estimulados a gostarem daquilo que hoje são mais do que capazes de realizar. Da mesma forma que pessoas como Hitler,Napoleão ou até mesmo Osama Bin Laden também foram.

Não há como duvidar da inteligência dessas pessoas, mas sim tentar compreender que infelizmente em alguns casos essas inteligências foram mal utilizadas e que acabaram trabalhando contra o avanço da humanidade.

Peguemos por exemplo a sociedade "avançada" que Hitler queria tanto construir, exceto pela louca xenofobia alienada que o ditador propunha temos um claro caso de alguém com capacidade alta para controlar pessoas em grande quantidade para que as mesmas propagassem suas ideias e as desenvolvessem por mais estapafúrdias que elas pareçam hoje em dia.

O desenvolvimento do mundo faz com que ideias que antes pareciam perfeitas a visão de um todo se tornem obsoletas e que sejam então esquecidas. Ao propor que a terra era redonda Galileu Galilei foi execrado e massacrado.

Hoje no entanto ao ouvirmos boatos de que a terra seria plana rimos solenemente como se tal devaneio fosse algo tão absurdo quanto o proposto por Galileu.

A comparação histórica de ideias faz com a aplicação da teoria seja um conflito enfrentado por quem deseja mudar parâmetros e revolucionar seja lá o que for.

Mergulhar no desconhecido e apostar em algo que ninguém nunca viu parece demais se pensarmos na grande massa que apoia as ideias atuais para se manter agarrada na inércia.

São poucos aqueles que chegam sempre para pensar em inovações e quando chegam ou são podados ou alçados ao posto de supremos detentores de uma filosofia.

Inove, seja e aconteça, não permita que suas idéias se percam somente por que alguém achou ruim ou por que você falhou miseravelmente na primeira vez.

Tente uma, duas, três vezes, a persistência é um dom para poucos e muitas vezes vai valer a pena todo o esforço de permanecer tentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário