sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Colegas que me cercam, amigos que me norteiam



As vezes parece que somos jovens demais para enxergar se esse ou aquele é verdadeiramente um amigo ou apenas mais um que está entre os muitos próximos a nós e que visa participar de forma ativa ou não de nossas vidas.

Com o tempo vamos amadurecendo e maturando aquilo que interpretamos com amizade verdadeira e o chamado coleguismo.

Passamos então a perceber quem mesmo após tantos anos de amizade e aproximação faz questão de nos manter no seu ciclo de amizade e aqueles que por interesses pessoas trocam a cumplicidade de um amizade por uma mariola.

Ao aprendermos que certas pessoas desconsideram o poder da palavra amizade passamos então a avaliar melhor onde gastar nosso tempo e dedicação.

Para começar temos de entender de uma vez que colega é colega,amigo é amigo. Existem diferenças claras,existem aproximações óbvias e mesmo que a pessoa tenha a vida dela a aproximação de uma amizade é um diferencial importante mesmo com a pessoa em questão te deixando de lado.

Fato é que cada qual tem a sua vida, sua história,ganhos e problemas, mas o amigo de verdade vai estar lá quando elas ocorrerem, vai saber de você mesmo que você não saiba e o mais incrível vai te alertar de toda e qualquer merda que você esteja fazendo mesmo que vá totalmente contra os princípios dele ou que óbvio você se negue a aceitar por despeito,orgulho, cegueira ou simples burrice mesmo.

O bem que você faz a um amigo hoje pode ser esquecido amanhã. É assim mesmo, não devemos pagar recibo, prestar contas, mas devemos sim avaliar aqueles que nos fazem bem e aqueles que apenas aproveitam de nossa amizade enquanto fazem o que pensam ser de melhor para si.

Entendam.
É claro que devemos pensar em nós primeiro, mas também é obvio que num mundo tão grande não estamos sozinhos, logo ao invés de correr em busca daquilo que achamos tão certo e que todos dizem ser tão errado, melhor ter prudência e ouvir um pouco mais, ainda mais de quem temos confiança.

O amigo de verdade é isso, veja bem que não estou aqui para classificar se ele é seu pai,mãe,irmão,primo, digo AMIGO, a palavra é essa, ele está ali pondo em risco a amizade para dizer o que de verdade você precisa ouvir mesmo a contragosto e não o que você quer ouvir.

Da mesma maneira que é muito fácil te procurar quando tem um problema, quando precisam de dinheiro e no entanto quando eles ficam bem tomam chá de sumiço, só se voltam para o próprio umbigo e deixa lá quieto, você que se vire sozinho.

Colegas são aqueles que estão presentes em nossas vidas, no trabalho,na escola, no clube ou bares que frequentamos, muitas vezes vemos a mesma pessoa todos os dias, mas não somos capazes de lhe dar uma palavra de afeto, fazer um afago diante dos problemas ou lhes contar um segredo de foro intimo.

Amigo você não precisa ver todo dia, ele sente você,sabe de seus problemas e prazeres e mesmo assim vai te apoiar e aplaudir quando você precisar da mesma forma que vão puxar sua orelha e lhe dar palavras que muitas vezes não serão tidos conselhos, mas opiniões mesmo de quem está apar de tudo que te envolve e está ao seu lado para o que der e vier.

Tendemos a retribuir, devemos alias, mas é uma pena que nem todos pensem e façam assim, com isso cedemos espaço e colegas que nem imaginamos se tornam amigos leais e confiáveis independente do tempo de amizade, aquela coisa de bater o santo e já se ver logo adiante com aquela pessoa tendo nela um irmão de alma não gerado no ventre da mesma mãe.

Em outros porém que pena, preferem a vida, sua soberba e seus próprios aprendizados muitas vezes naufragados em besteiras antigas,daqueles que o antes amigo querido cansou de emprestar o colo e ouvido para saber mais do mesmo.

Amigos assim acabam por se tornar colegas, logo apenas conhecidos e se muito perdurar os devaneios se tornam estranhos a quem não se deve explicação e deixa apenas o lamento por não ter mais o convívio de alguém que antes tanto queríamos bem e que hoje claro não desejamos mal, mas que apenas desejamos que arque com a própria vida da forma que bem entender, aquela forma a qual ele escolheu viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário