segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Crime ou castigo



A mente humana se mostra cada vez mais uma grande aventura para aqueles que a desafiam diariamente na busca de quem sabe entender uma terça parte daquilo que ela pode representar.

Quando crianças, temos segundo dizem uma mente límpida,a ser moldada e caracterizada por aqueles que nos criam e nos cercam nesse início de vida.

Infelizmente nem todos tem a sorte de serem bem criados e seguirem os bons conceitos que a família ou as pessoas que lhe querem bem propuseram.

Eis que surgem as "boas" oportunidade, as más companhias, a chance de crescer na vida e até mesmo a bendita malandragem nacional alardeada internacionalmente como o velho jeitinho brasileiro.

Infame tanto quanto pode ser elogioso,vemos enquanto isso nossos jovens se enveredarem cada vez mais por um caminho sujo,triste e tortuoso onde muitos já entram cientes que não tem volta e que o caminho possa ser encurtado de uma forma bem medonha.

A sede de poder e a gana pelo dinheiro fácil sobe a cabeça,mancomunado com a ambição de ser maior do que realmente é o jovem vai,reescreve as regras e dita a sua própria liberdade.

"As regras estão aí para serem quebradas" dirá o mais incauto, soberbo de sua própria imaginação,onde um mundo de crime pode ser aliado a diversão e o temor de quem quer que seja.

Talvez seja proteção,vá lá, quem sabe esse seja o jeito torto que alguns encontram para se proteger e só mais tarde se descobrem cada vez mais desprotegidos.

Quando um não quer,dois não brigam, não adianta as lágrimas da mãe protetora, as asas compridas do pai assegurando que o filho não se meta em enrascadas, infelizmente é ele quem escolhe, é ele que vai em linha reta pelo caminho mais fácil,mesmo este sendo tão obscuro.

Dói, lacera muito ver que um grande talento se perde em meio a coisas que poderiam ser evitadas, dói mais quando não ocorre no quintal do vizinho, na tela da Tv,mas ali,bem perto,no seio familiar com nosso irmão,primo,colega de infância.

Quantos se perderam no caminho, quantos mais vão ver o caminho chegar ao fim por escolherem o lado errado da força e olha que o certo e o errado é bem superlativo.

Nessa aura de sociedade mimimi e da geração nutella, ser raiz é se ver preso e privado da sua liberdade?

Que belo exemplo será dizer no futuro que a sua fiel marchou cadeia levando as quentinhas da sua mãe enquanto ela angustiava chorava para que o rebento que na verdade é um marmanjo tomasse jeito.

Toda má ação tem volta,com sorte as grades serão apenas o primeiro reflexo de alguém que ainda decide pelo caminho iluminado e correto da vida.

Ninguém é perfeito, claro,não se trata disso,mas quanto custa querer andar do lado da justiça e seguir as leis sem querer burlar aquilo que é feito para ser seguido.

O mundo é dos justos,mas a hipocrisia reina.
O mundo não é um lugar ruim, mal frequentado somente.

Recheado de gente que olha o próprio umbigo e que torna a nossa sociedade algo impraticável a ponto de que pessoas queiram fazer uma realidade só delas.

Drogas,assaltos,homicídios,estupro, não importa o tamanho do crime, não importa a quantidade de vezes a qual ele é praticado e se fecharmos os olhos para eles sem que os mesmos sejam punidos,aí é um abraço.

Apontar culpados é fácil,trazer de volta para a sociedade mais ainda, muita gente boa está lá dentro da mesma forma que muita gente ruim está aqui fora.

Aquilo lá não conserta ninguém é verdade, mas não queira ir pra lá, o caminho é longo,a estadia é pesada e o abrir de olhos diário acaba por ser cada vez mais um milagre divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário