sexta-feira, 28 de julho de 2017

O que eu me aconselharia


É bem possível que ao conversarmos com algumas crianças elas nos respondam que entre os seus principais sonhos estejam "ser grande" desejando assim o mais rápido possível a entrada com todos os direitos possíveis no chamado mundo dos adultos.

Infelizmente somos iludidos com a ideia que o mundo adulto é lugar divertido, onde poderíamos ser felizes em culpa tal qual quando crianças e realizando sonhos e quaisquer outras ambições sem culpa,medo ou claro obstáculos.

Ao crescermos passamos a buscar atingir uma maturidade que nem sempre vem, mas que de qualquer forma será maior do que a dos tempos de criança. As responsabilidades mudam e ao contrário do que pensamos o saudosismo pode ser deixado de lado para que possamos dizer as novas gerações coisas que sentimos que deveríamos ter sido ditas para nós,mas que talvez não tenhamos encontrado quem nos diga.

Talvez eu precisasse que ao contrário dos desenhos animados felizes que as crianças assistem felizes e inocentes seria bem legal que nos contassem que vamos quebrar a cara algumas vezes, que eles vão sofrer, chorar, gritar e urrar e até acreditar piamente que aquilo só vai acontecer com eles, mas que caso alguém tivesse nos aconselhado antes talvez faríamos o epitáfio dos Titãs e amado mais, ter chorado mais, arriscado mais ter feito o que eu queria fazer sem remorso, sem martírio.

Hoje olhando para trás talvez diria para mim mesmo, aprenda, se desenvolva mais. Você talvez precisasse mais de falar uma outra língua e conciliar a sua vida de adulto com os estudos requer um tempo que antes lhe sobrava e que hoje quando existe logo é preenchido por algo que você detesta ou que não pretendia fazer.

Além disso eu diria para qualquer um que aprenda a cozinhar o quanto antes. Isso é para a própria sobrevivência, pela própria vida e não só para largar da barra da saia da mamãe, afinal morar sozinho pode ser um destino para você e acho que ao contrário de nós que lembramos de nossos avós com comidas deliciosas teremos um problema sério ao ver que nossos netos remeterão a nós como pessoas que cozinham comida congelada enquanto pregamos a cara no celular de onde obtemos pequenas receitas no Google.

Cortar o açúcar também é benéfico de vez em quando, já que infelizmente quase tudo que é bom é "imoral ou engorda" e de quebra lhe arranja um conjunto de doenças que farão você se descabelar no futuro sendo que um pouco de cuidado prévio faria bem.

Outra coisa que eu me aconselharia é a me exercitar.Não pra virar aqueles malas fitness que não comem nada com uma fina camada deliciosa de gordura ou que não toma um simples copo de coca cola, mas sim para criar o hábito, para que não haja o sedentarismo e para viver melhor mesmo. Começando cedo a me exercitar hoje eu teria mais predisposição a mexer meu corpo por algo que me faça suar ao invés de suar apenas debaixo das cobertas vendo filmes e séries no Netflix.

Ao se exercitar temos um ganho em qualidade de vida que permitirá atingir mais tempo de vida, logo um pouco mais de disposição para aproveitar o tempo livre com coisas que te agradem, fazendo coisas que realmente lhe farão sorrir sem ser com o amarelo,rangido,amargo e quem sabe até lhe traga mais proximidade com as pessoas já que gente feliz atraí mais gente para o seu convívio.

Aproximação essa que incluí a família e as pessoas que importam para nós.Melhor trazer flores em vida do que quando for tarde demais.Se arrepender depois traz dor e desgosto desnecessário. Perderemos pessoas pelo caminho e um abraço e um beijo a mais em quem nos ama fará bem a nossa alma e ao nosso coração.

Felizmente a internet existe,felizmente ela aproxima as pessoas,mas a distância é algo relativo,algo que só existe na cabeça se existirem coisas como amor e a saudade. Quem quer se faz presente e distâncias de quilômetros se tornam centímetros.

Distância é algo bem relativo e a medida que vamos crescendo ganhamos espaço, território tal qual num jogo de tabuleiro onde conquistamos nações,dessa forma acabamos por descobrir que o "ali" de um mineirinho pode estar bem do seu lado.

Apesar de todos esses relativos conselhos,acredito que o maior conselho que eu me daria não seria nenhum desses citados acima,mas sim a firmação de que se conselho fosse bom,seria vendido e não dado, portanto mesmo hoje após algum tempo de vida eu ainda me resigno a aprender a cada dia, imagina naquela época de descobertas o quanto mais eu não teria a viver e aprender por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário