sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Ser pai!



Parece engraçado que enquanto muitos homens tem o ambicioso sonho de ficar ricos as custas do seu trabalho ou de uma bilhete premiado da mega sena, outros caras tenham apenas o nobre desejo de ser pai.

Sim, proliferar suas raízes na terra de uma forma além dos ideais e das ações que ele realizou em vida dentre as quais está o fato de que um filho ou mais de um pode estar entre essas ações sendo tida como a mais gloriosa de sua vida ou não.

Infelizmente temos aqueles pais do tipo relapsos, para não argumentar de forma crítica ou ácida demais e olha que eles merecem.Há aqueles que creem que filho é apenas mais um despesa, um vínculo com alguma mulher(lembrando que neste texto estamos falando apenas da fonte paterna da coisa) daquelas tidas como "mulheres a não se relacionar"

Machismo imbecil, achismo tolo e fútil de homens que colocam filhos no mundo a torto e a direito se esquecendo que aquele pequeno ser humaninho não pediu pra nascer e tampouco tem alguma culpa sobre a forma como o relacionamento entre o pai e a mãe não deu certo.

É caro sim, traz despesas incontáveis, surpreendentes, de coisas que de verdade você jamais imaginou, mas também traz realizações infinitas, conquistas daquelas que não podemos prever e por coisas simples.

Ser pai vai além de trocar fraldas, dar banho e brincar com o seu bebê após um dia de exaustivo trabalho, isso é pago, de forma fácil,simples, basta apenas um sorriso banguelo daqueles que um pequeno bebê pode nos dar.

É incrível como acordar pela manhã e pensar em agarrar aquele pequeno corpo ainda frágil e despreparado para as amarguras da vida e pensar em como protegê-lo a todo custo e se tornar a referência, o exemplo, sim eu poderia dizer o herói,mas e depois pra explicar pra esse garoto que você não voa e nem pretende salvar a cidade,mas apenas é capaz de dar a vida por ele.

Sou dos tempos dos heróis sem capa, capazes de proteger e cuidar por sua prole com vontade animalesca e torcer para que ele não siga a sina da canção de Cazuza e perca seus heróis por overdose, no máximo quem sabe uma adrenalina, uma gana de seguir em frente e vencer e ensina-lo que ele também pode.

Me disseram certa vez que o homem só se torna pai de fato quando acalenta seu filho em seu colo, diferente da mãe que cria toda a relação umbilical de ver o seu bebê ser gerado junto a ela, agarrado e próximo a ela enquanto o homem aguarda,se enche de ansiosidade e esperança até ter para si a chance de dividir e partilhar o amor.

Sou o tipo de pessoa que aponta em desafios ao longo da vida, você vence etapas, fases tal qual as fases de vídeo game que seu filho acabará por conhecer e vai querer superar uma a uma. A vida também é assim, recheada de desafios que lhe são propostos pelo destino de forma diária um após o outro ou de forma simultânea onde nos resta apenas encarar e encarar. Assim é a vida.

Imagine que quando criança você propunha desafios do tipo "O chão de lava" onde você não poderia pisar no chão ou era daqueles que não pisavam em vigas ou determinadas cores de traçados nas calçadas, parecia difícil, mas você realizava com afinco e a vontade próspera de ultrapassar tudo para vencer. Os desafios aos poucos vão crescendo, ganhando outros contornos. Passar de ano na escola, arranjar um emprego, conquistar aquela garota de quem você gosta, casar e se tudo não se alterar e você tiver indo pelos trilhos vem os filhos.

Dizem por aí que Deus dá o frio conforme o cobertor e um filho não é e nem nunca deve ser um fardo,mas uma benção e uma nova oportunidade de você se reinventar e reaprender a ser alguém além do que você é até aquele momento. É uma mudança brusca, constante, um aprendizado que uma pequena criatura lhe dá e que você sem perceber finaliza o processo de amadurecimento.

Você pode ser homem desde que nasceu, ter atitudes e ações que comprovem isso e que te façam ser lembrado além do tempo de estadia nesse planeta, sendo pai você alcança um novo degrau, você atinge um patamar diferente, daqueles onde passa a tentar entender a vida de uma forma mais definida e se possível permitir que ela seja entendida pelo seu filho.

Orai e vigiai, você é exemplo, mas não pode ser o caminho único para ele, temos as mães,avós, avôs, tias, madrinhas,amigos seus,amigos deles, abre-se o leque, o mesmo mundo que você teve diante dos olhos e viu se abrir também estará diante de seu filho.

Em alguns dias o céu vai estar azul, em outros vão ter nuvens escuras e vai chover mesmo, você é pai para que ele aprenda que tudo vai passar, o bom e o ruim, tem começo, meio e fim e um dia você se lembrará de tudo o que o seu pai lhe disse e tentará agir como ele foi, ou do avesso, mas enfim será pai.

A resposta sobre se você é bom ou não vai além da opinião das pessoas, vai além dos dizeres sobre o que você tem ou não que fazer para que a vida de seu filho seja melhor ou diferente da sua, você saberá que está na constância do caminho certo quando ver um par de pequenos olhos brilhando, dentes sorrindo para você, braços abertos e ouvir uma "doce" e amada voz dizer: 

Te amo papai!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário