sexta-feira, 25 de maio de 2018

Doce Romantismo



Dizem por aí que o segredo está nos detalhes. 
Se consultarmos por exemplo um advogado especializado direito do trabalho,certamente o mesmo lhe dirá que o diabo está nos detalhes. Para os românticos no entanto o valor dos detalhes está ainda mais destacado,para eles o paraíso está presente nos detalhes.

Apesar de toda a beleza em torno da prática do romantismo,aos poucos nos tornamos uma enorme gama de pessoas que se acostumaram a temer o romantismo.

Aquele que se define como romântico,basicamente também assume os encargos de ser sentimental demais,fraco demais em relação aos sentimentos ou simplesmente brega.

Contudo,nem sempre o que é romântico é brega,da mesma forma que nem sempre o brega é necessariamente algo romântico. Assim como toda a nossa vida,os dois estão pautados dentro do equilíbrio.

Shakespeare dizia que o homem que não se alimenta dos seus sonhos envelhece cedo, logo podemos definir que o que diferencia o brega e o romantismo é a artificialidade. Logo aquele que é brega tende por si a procurar impressionar as pessoas com palavras bonitas ao invés de ser sincero e expressar o que sente. 

Quando o mesmo tenta ser afetuoso em geral buscam apenas constranger as pessoas ou gerar admiração. O brega por si é definitivamente ridículo,afinal age de forma distorcida tentando fazer com que ele tenha credibilidade.

Na contramão de toda pieguice o romantismo colore a vida. 
Digamos por exemplo que você come um brigadeiro,ele será sempre um brigadeiro em qualquer parte do mundo.

Imagine no entanto que alguém o sirva com carinho,adicione um traço de leite condesado por cima,ou apenas adicione granulados coloridos. O sabor é outro. A satisfação ao saborear o brigadeiro é outro.

Ganha-se o conforto e o sentimento de que se é bem tratado ou nos melhores casos mimado e de quebra a valorização do ego pelo bom tratamento é ainda mais saboroso do que o brigadeiro.

Aquilo que é comum,ganha com o romantismo contornos que fazem da vida algo mais gostoso, ou no caso um simples brigadeiro,torna-se uma deliciosa sobremesa.

Logo vemos que de forma funcional os detalhes pouco importam,mas ao se aprofundar notamos que os detalhes tornam o simples algo grande, algo único.

São os detalhes que fazem com que nos lembremos e diferenciemos as pessoas,lugares,coisas e momentos, ficando assim gravados em nossa memória por um longo tempo ou até para sempre.

Normalmente é dentro do relacionamento que um casal se liberta e expressa o seu romantismo. Nos momentos a sós e apaixonados,exaltam poesias,belas palavras ditas com sinceridade, nas datas especiais, tome chocolates,flores,demonstrações reais de um nobre sentimento que muitas vezes desvalorizamos. O amor.

Aquele que é romântico vê a vida mais colorida. O amor apesar de não depender do romantismo é exaltado através dele. O romantismo afinal, nos permite vivenciar momentos inesquecíveis e fazendo de pequenos instantes grandes acontecimentos.

Ser romântico é literalmente uma declaração de amor e da importância da pessoa dentro de nossas vidas,algo sublime que diferencia,bons de ótimos momentos e que é capaz de nos levar a plenitude de exaltação do sentimento,dentro da vontade de valorizar e se interessar pelo outro.

No entanto,cada vez mais nos tornamos cautelosos. São poucos aqueles que vão mergulhar de cabeça,ainda mais se já passaram a duras penas por uma valorização do amor não correspondido. 

Com isso,retraímos, ocultamos sentimentos e muitas vezes nos permitimos vivê-lo apenas de forma platônica guardando para nós tudo aquilo que sentimos e perdendo diversas oportunidades e momentos. 

E isso que torna o romantismo comum. O fato de que não há surpresa,há apenas o cotidiano,o repetitivo dentro do comum e nada fora da caixa ou com exagero, enquanto as pessoas forçam a todo custo evitar que sejam identificados como alguém meloso ou "fofo".

A falta de romantismo faz também com que as pessoas adquiram uma enorme frieza para simples atos de romantismo,tal como dar uma flor ou um bombom de surpresa,alguns passam a ignorar esses fatos,por acreditar que o amor é mais praticidade do que demonstrações de afeto e carinho.

O amor não possuí formulas para dar certo, mas é obvio que a vida ganha mais graça e ternura quando temos ao nosso lado uma pessoa que faz com que a vida seja surpreendente,especial, por assim dizer. O mundo fica mais alegre com nossos sorrisos sinceros e agradecidos,tal qual uma música feita por nós em ritmo e melodia,mas ao nos juntarmos a alguém especial ela ganha letra,cor,ritmo,suingue e claro...

Muito sentimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário