quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Pv Pergunta.Doc (Sara Santos)


















(Dizem por aí que não existem perguntas totalmente certas ou tampouco respostas totalmente erradas,pensando nisso decidi sair perguntando por aí para conhecer boas histórias através de boas e más respostas.O Pv Pergunta vai buscar diferentes pessoas que se dispuseram a falar com o blog e contar as suas histórias sem qualquer custo. A todos o meu MUITO OBRIGADO)



Quem é : Sara Santos



Idealizadora do projeto Sou Plus Oficial que visa resgatar a auto estima de homens e mulheres,valorizando a sua beleza dentro de toda a sua diversidade.


Atualmente são 38 mulheres no grupo de whattsapp do projeto se encontrando e participando ativamente.







Como começou o projeto Sou Plus Oficial? Como surgiu a ideia e quantos são os integrantes do projeto hoje?

O Sou plus começou com um convite de um fotografo chamado Jhonatan que estava fazendo um ensaio fotográfico meu. E com a gente conversando ele veio e me falou: "Sara,vamos fazer um grupo só de mulheres Plus Size para fazer um ensaio fotográfico." Ai chamei as Plus de BH no meu Facebook. Somos hoje trinta e oito mulheres no grupo de whattsapp que se encontram com frequência.

As meninas passaram a fazer parte do grupo inicialmente por convite como você me disse,mas hoje em dia como é o processo para entrar no grupo? E além do grupo do whattsapp que tipos de ações o grupo promove?

Para entrar no grupo geralmente se entra pelo link da nossa página e de lá me procurar para saber mais sobre o projeto. Aí conversamos e falo do grupo de whattsapp onde as meninas se conhecem mais de perto e depois pessoalmente. Geralmente fazemos o encontro uma vez ao mês na casa de alguma das integrantes que pedem para fazermos o encontro ou em parques realizamos rodas de conversas e ensaios fotográficos coletivos para ajudar as meninas com a sua auto estima baixa.


Hoje em dia infelizmente ainda vemos muitos casos de preconceito com quem é Plus Size,como é a abordagem da roda de conversa de vocês para que as meninas se aceitem de forma feliz com o próprio corpo?


Primeiro a gente escuta os depoimentos de cada uma e vamos mostrando para elas que elas podem ser quem elas quiserem.No momento que elas passam a se aceitar como Plus Size elas começam a se vestir bem,andar bem e de cabeça erguida. Eu mostro pra elas que se eu posso,por que elas não podem. Se eu sou,por que elas também não podem ser? Deixamos elas a vontade e mostramos pra elas que mesmo sendo gordinhas,elas podem ser felizes,podem ser simpáticas,podem ser sexys com o corpo que tem e juntas uma vai ajudando a outra na aceitação. 

Diga se de passagem, pelos ensaios que vi de vocês, são muitos ensaios maravilhosos.

Obrigado,vamos fazer um ensaio fotográfico coletivo,urbano na praça 7, pegar os pontos principais do centro de BH.

Eu vi o seu ensaio do Jhonatan,alguns de outras integrantes do grupo,além de vídeos do desfile que vocês fizeram no Parque Lagoa do Nado.

Sim,agora vamos para um evento de um projeto chamado Kizomba Cultura,com quem temos parceria.

O kizomba é mais voltado pra diversidade cultural? Como é esse projeto parceiro?

É diferente do Sou Plus,mais cultura afro. Nos do Sou Plus nos voltamos mais para a auto estima da mulher Plus Size,mas estamos levando as Plus para mostrar que não podemos ser excluídas.

Teve um dos ensaios do Sou Plus que uniu os dois projetos não é? Se não me engano eu vi umas fotos assim?

No outubro rosa fizemos um convite para as meninas do Kizomba onde algumas participaram,assim como teve um evento do Kizomba onde algumas meninas do Sou Plus participaram.

Eu vi que vocês tem um engajamento ótimo com os meses coloridos como o setembro amarelo e o outubro rosa

Sim,gosto de pegar as datas comemorativas, pois mostra para as meninas do Sou Plus que podemos fazer. De alguma forma isso vem ajudando e tocando o coração de muitas que ainda se sentem presas ao seu próprio corpo.

Dentre as adolescentes há uma boa gama de histórias onde os gordinhos sofrem com bullying,piadinhas de mal gosto apenas por serem gordinhos. Na fase adulta aquele preconceito direto ou até velado onde muitos dizem que a pessoa tem o rosto bonito,mas o corpo não. Tendo em vista que o projeto hoje tem meninas de várias idades, tem alguma idade  onde a aceitação da pessoa com o corpo é mais difícil?

Sim,na fase adulta agora muitas não estão se aceitando, inclusive as que perderam o seu relacionamento devido ao seu corpo e acaba perdendo também a auto estima. Acompanhando muitas mulheres pelo Sou Plus vejo que as mais adultas tem uma dificuldade grande de aceitação do que uma mais jovem. Com isso perdem a vontade de se arrumar,de se vestir melhor, por não aceitar o corpo que está tendo, pois no Sou Plus tem mais jovem que consegue,se aceita e se une para levantar a auto estima das outras.

A união das meninas é fundamental pra que elas consigam realizar o ideal do projeto que é levantar a auto estima?

Sim. A união faz uma grande diferença entre nós, por quê quando estamos unidas nós já sabemos quando uma está triste,quando uma precisa de um abraço,quando precisa sorrir bem alto,então unidas,juntas,vão vencendo as barreiras que temos em frente.

Anteriormente existia meio que um padrão onde as modelos deveriam ser sempre magérrimas, aos poucos no entanto as modelos Plus Size foram tomando a cena e até mesmo grandes marcas passaram a chamar modelos Plus pra estampar suas roupas e mostrar que tem lugar pra todo mundo. Como você vê essa mudança de postura?


Vejo que o mundo da moda está começando a acordar e ver que uma modelo Plus também tem todo o direito que uma magrinha pode ter ou até mais além,que tem espaço para todas. Está mudança nos mostra que podemos acreditar que um corpo gordinho também pode fazer o sucesso que a magrinha faz,essa mudança está fazendo grandes mudanças no mundo e no dia a dia das Plus.

Falando nas mulheres em especial é comum que elas tenham neuras com o próprio corpo aquele coisa de querer emagrecer dois quilinhos aqui,mexer no corpo acolá,você hoje que é uma mulher com uma bela auto estima com uma aceitação super bacana com o corpo já teve esse momento de neura de pensar: Vou jogar tudo pro alto, preciso emagrecer de qualquer jeito?


Já tive sim. Na minha adolescência e um pouco mais acima dos vinte anos,depois foi passando. Fui vendo que eu estava ficando mais bonita sendo gordinha e minha neura foi passando e foi onde fui me aceitando. Antes eu não gostava de me olhar no espelho e agora só falta ter espelho no teto para admirar a mulher linda com quilinhos a mais que eu me tornei.

Muitas das meninas do projeto tem filhos ou claro pretendem ter,como instruir essas crianças a aceitar o próprio corpo da forma que ele é e como de certa forma blinda-las contra o preconceito de ter uma mãe Plus Size?


Sou mãe e sempre converso com o meu filho sobre a minha aceitação e ele me ter sempre gordinha. E falo com ele que mesmo gordinha a gente sofre,mas não podemos ligar com a sociedade do jeito que ela quer. Temos que aceitar a forma que a gente procura ser,mesmo tendo um corpo gordinho.

Que tipos de preconceitos você sofreu diretamente por ser uma mulher Plus Size?

Já sofri em ônibus e ainda sofro, a ponto de uma pessoa não sentar perto de mim. Já sofri em loja também, da vendedora falar que a roupa não me serve, Já sofri com cadeira de plástico, mas agora eu tiro de letra.

Mas antes você reagia de forma nervosa ou tentava relevar pra não criar confusão ou pra não sofrer mais ataques?

Sempre calada. Sou uma mulher tranquila, por que se eu reagisse a altura iria sofrer mais ainda, então manter a calma e a elegância diante da situação e a melhor forma ao invés de ir para o ataque."

Sara pra encerrar,que conselho você deixa para quem ainda vê o mundo através de tantos rótulos preconceituosos de quem é magro,gordo,feio,bonito e também para as meninas de fora do projeto e que ainda tem dificuldade em se aceitar com o seu corpo?


Meu conselho em primeiro lugar é: Mulheres se amem,tenham amor próprio,se olhem no espelho e vejam a mulher maravilhosa que você é. Você não precisa viver em um mundo se escondendo das pessoas e pensando no que podem estar pensando de você. Viva seu amor intenso,viva por você,alegre-se por você. O mundo é cheio de preconceito,você só é vítima se aceitar ser,senão você vai lá e luta pelos seus ideais,pelas suas conquistas,pois você pode, pois você merece ser o que você sempre sonhou ser,sendo da forma que Deus lhe fez,não deixe a sociedade colocar você para baixo,levante a cabeça e diga: "Se eu posso,você também pode,eu sou por que somos, nunca se esqueça da sua felicidade,depende somente de você, sendo magra,sendo gorda , linda ou feia. Seus limites é você quem coloca, suas escolhas é você quem escolhe, ou você vai viver para a sociedade ou você vai viver por você.




Grupo Sou Plus Oficial Facebook 

Página Sou Plus Oficial

Instagram Projeto Sou Plus Oficial

Sara Santos no Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário