segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Você também é culpado



Sem meias palavras dá pra dizer que nesse mundo ninguém é inocente. Temos uma sociedade tão corrupta quanto aqueles que a comandam, exceto pelo fato de que se lá dissimulam e negam com veemência a sociedade prefere tapar os olhos e fingir que não pratica atos corruptíveis.

Vivemos tempos onde qualquer coisa dita de um lado ou de outro para quem quer que seja acaba em uma desenfreada guerra de palavras,egos e impropérios sem sentido daqueles capazes de nos fazer perder desde tardes agradáveis de conversa até noites e mais noites de sono.

O necessário ódio e repulsa ao erro de nossos políticos e da corrupção antes aceita de forma até pacífica chegou ao ápice. Já não somos mais tão leigos e tolos, entretanto estamos cada vez mais raivosos e a beira de um ataque de nervos contra nós mesmos.

Seguimos com a grossa mania de nos achar superiores por botar fé em determinado candidato que acreditamos ser a salvação da lavoura, ou por seguir ideologias que nem sabemos ao certo do que se trata.

Quantos vimos ser saber escrever impeachment?
Quantos vimos protestas contra uma PEC,sem ao menos ter tido a boa vontade de saber o que ela pretendia.
Críticas de golpe, esquemas de corrupção, fraudes fiscais e tantas outras atrocidades que vimos e revimos em nosso país e no mundo e que acabamos por achar normal, aceitar assistir a banda passar ano após ano.

Por que será que temos tanta dificuldade em apontar alguém limpo e pronto para assumir cargos públicos, aquele que apontemos e nos sentiremos representados.

A resposta está em nós, na nossa sorte despejada na urna como se a mesma fosse uma latrina velha ou pela nossa conveniência com a corrupção. "Ah se eles podem, eu também posso" "Ah se eles roubam milhões, que diferença fará eu esquecer de devolver alguns reais a mais que a moça da padaria me deu de troco"

E não é só com as finanças que agimos de forma passiva frente a corrupção não. É não dando preferência aos mais velhos ou grávidas nos bancos de ônibus ou simplesmente dando desculpas esfarrapadas para ganhar vantagem, algo que em nosso país ganhou o triste costume de ser tido como o "Jeitinho Brasileiro"

Jeitinho Brasileiro é o caramba! Por que não perdemos tempo em esbravejar contra os políticos, fazer estardalhaço nas ruas e alguns até em queimar pneus pra chamar a atenção da mídia e dos trabalhadores que anseiam em chegar em casa ao fim do dia.

Mas mesmo em meio a todo esse estardalhaço, toda essa ansiedade por respostas seguimos agindo na contramão dos fatos. 

Seguimos empurrando o acaso com a barriga e fazendo tão feio quanto eles. 

A diferença é que as atitudes deles ganham maior relevância pelo poder, seja aquisitivo, seja pelo cargo que ocupam, mas analisando o contexto a soma de tudo é feio e degradante para todos.

Que aprimoremos nosso caráter ao invés de sair por aí aproveitando desde os trocados a mais no troco até os cds piratas que compramos para animar os churrascos inocentes de família.

Do contrário como poderemos pedir para que nossas crianças sejam o futuro se deixamos para eles o exemplo claro de uma terra arrasada e daquilo do que não fazer.

Mude! Mas mude hoje, amanhã pode ser apenas história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário